Ração para cachorro – Como escolher a ração ideal

Não é nenhuma novidade para os tutores que, oferecer uma ração para cachorro de qualidade é essencial para o desenvolvimento saudável do peludo. Oferecer dieta balanceada que tenha todos os minerais, complementos vitamínicos e demais nutrientes em sua composição é de suma importância.

Em meio a tantas opções no mercado, por mais que sejam parecidas, as rações para cachorro possuem muitas variedades e fazem total diferença para os pets. Porém, como escolher a ração ideal? Pode deixar que a gente te ajuda! 

Qual a importância de um alimento de qualidade para pets? 

A alimentação dos pets influencia diretamente no desenvolvimento, crescimento, energia e disposição do seu cãozinho. Sendo assim, oferecer alimentos próprios para pets, para o momento da vida e condições especiais que ele precisa, é a forma mais segura de você garantir que o seu cachorro receba todos os nutrientes para crescer e se desenvolver com saúde e bem-estar. 

As rações, como já mencionamos muitas vezes aqui no blog da Vets, são alimentos completos, uma ótima maneira de assegurar que seu aumigo receba todos os nutrientes necessários. E o mais legal, é que elas atendem necessidades específicas, que vão desde a perda de peso até auxílio no tratamento de determinadas doenças. 

O que considerar na hora de escolher a ração para cachorro? 

Bom, para começar, precisamos nos atentar a algumas questões ao escolher a ração para nossos pets. Além das diversas marcas e valores de ração para cachorro, é preciso se atentar também a qualidade dos ingredientes e valor nutricional!

Para facilitar, as rações também são separadas por gamas, de acordo com o valor nutricional que oferecem, como por exemplo:

Standart – É mais comum e a mais popular do mercado. Formulada com ingredientes como milho, soja e possuem apenas a gordura e farelo de ossos como fonte de proteína animal. Em partes, ela supre as necessidades do pet, mas não é a mais indicada. 

Premium – Já a ração Premium é o meio termo, tanto em qualidade quanto no preço. A sua composição é mista de proteína vegetal, como milho e soja, e proteína animal, com pequenos pedaços de carne, frango, peru ou cordeiro, sendo assim mais nutritiva. 

Super premium – Esse tipo de ração, apesar de mais cara, é feita a partir de ingredientes nobres e carne de verdade e possui os mais altos níveis nutricionais. Além disso, possuem ativos naturais que ajudam na prevenção de doenças. Por isso, costuma ser a melhor opção para o seu aumigo.

Então, considerando as informações acima, alguns fatores que podem auxiliar na escolha ~da ração ideal são: 

  • Observar os ingredientes: a sua composição é organizada a partir da quantidade na formulação e os primeiros ingredientes da lista são sempre os que estão em maior quantidade. Escolha uma ração que tenha, principalmente, produtos de origem animal;
  • Evite corantes e aromatizantes: além de enganarem o sabor, corantes e aromatizantes podem causar reações alérgicas nos pets;
  • Prefira opções enriquecidas com vitaminas e minerais,
  • Escolha sempre um produto de acordo com o pet: filhotes, adultos, castrados, idosos e outros. Estas rações, além de elaboradas com produtos específicos, são desenvolvidas para facilitar a ingestão. 

E sobre esse último ponto, vamos comentar mais a seguir!

Rações para cachorro considerando as fases e condições específicas de cada pet

Após o desmame, a alimentação do filhote deve ser pensada para fornecer todos os nutrientes necessários para crescer forte e saudável, mas também considerando o tamanho dos grãos, porte do animal e a idade.

Por essa razão, além da gama, os tipos de ração para cães ainda são classificadas de acordo com os benefícios que proporcionam para os pets. Por exemplo, existem alimentos desenvolvidos especificamente para cães filhotes, idosos, castrados, diabéticos, obesos etc, que apresentam nutrientes balanceados para atender às demandas de cada doguinho. 

Outro ponto muito importante é sempre ficar atento a oferecer a ração para a idade específica do pet. Esse requisito ajuda tanto na absorção dos nutrientes, mastigação, manutenção do peso e doenças. 

As principais divisões de rações para cachorro por idade são:

Ração Junior – Esse tipo de ração é formulada especialmente para filhotes. Ela, geralmente, é mais completa em vitaminas e calorias e evita a deficiência nutritiva nessa fase tão importante do desenvolvimento. Além de terem grãos minis, que além de auxiliam na ingestão.

Ração Adulto – Já a ração para adultos, diferente da ração para filhotes apenas faz a manutenção necessária das vitaminas e proteínas necessárias, sem excessos, sendo então menos calórica. Os grãos também são maiores já que nessa fase já há uma nova dentição.

Ração Sênior – Esse tipo de ração é indicada especialmente para a fase idosa dos pets. Essas costumam ser formuladas com menos sódio e auxiliam na manutenção e reposição de componentes nutricionais. Aqui os grãos são mais aerados ou com um furo central, para facilitar a mastigação.  

Mas não para por aí! Depois de saber o tipo de ração ideal para o porte e idade do seu aumigo, existem ainda muitas outras opções para complementar os cuidados do peludo. Entre os principais tipos, podemos destacar as seguintes: 

Ração vegana – O grande diferencial deste tipo de ração é a ausência de qualquer ingrediente de origem animal! Ela é recomendada principalmente para os doguinhos com intolerância à proteína animal ou que possuem tutores veganos.  

Ração hipoalergênica – Muitas alergias caninas estão associadas ao consumo de aves, carne bovina, trigo e laticínios. Se este for o caso do seu pet, a ração hipoalergênica pode ser a opção ideal! 

Ração diet e para tratamento de obesidade – Essas duas rações têm em comum o alto teor de proteínas aliado ao uso moderado de gorduras, além de boas quantidades de fibra. Tal combinação promove tanto o equilíbrio do índice glicêmico como a manutenção da massa magra durante o tratamento.

Ração de cuidado renal – Doguinhos que sofrem com doenças renais crônicas ou cálculos renais, também precisam de atenção especial. Esses tipos de ração possuem teor reduzido de fósforo e de proteínas, substâncias que, em excesso, podem prejudicar os rins. 

Ração de cuidado cardíaco – Recomendada para o tratamento auxiliar de doenças e insuficiências cardíacas, esse tipo de ração para cães tem como principal diferencial a adequação nos níveis de magnésio, sódio e potássio, substâncias que, em conjunto, estão ligadas ao bom funcionamento dos músculos do coração, contribuindo para batimentos regulares.

Ração úmida 100% natural – Perfeita para comer pura ou misturada com ração para cachorro seca, a ração úmida 100% natural é livre de corantes, conservantes, transgênicos e sabores artificiais.

Alimento completo natural desidratado – Para ser utilizado no lugar da ração seca tradicional, é feito somente com comida de verdade desidratada, sendo completamente livre de corantes, conservantes, transgênicos ou melhoradores de sabor. 

Ração para necessidades clínicas – Recomendadas para o tratamento auxiliar de doenças, devem sempre ser recomendadas por veterinários. Isso porque são feitas com ingredientes especiais para cada necessidade, incluindo diabetes, obesidade, alergias, problemas renais, quadros neurológicos, entre outros.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes sociais!

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets