Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Cachorro mordendo a pata: o que pode ser?

Cachorro mordendo a pata – 6 motivos principais

Você já viu seu cachorro mordendo a pata? Bom, esse é um hábito que muitos doguinhos têm e que, em grande parte dos casos, é um comportamento inofensivo, apenas para dar uma coçadinha ou aliviar um incômodo momentâneo. 

Agora, se você perceber esse comportamento contínuo no seu peludo, a melhor opção é levá-lo a um especialista e investigar a causa. Os motivos podem ser diversos, como explicaremos a seguir, mas o cachorro mordendo a pata é sempre um sinal de desconforto, e com isso, ele pode acabar se machucando e o quadro se transformar em algo mais sério. 

Listamos a seguir alguns do principais motivos para o seu cachorro mordendo a pata, mas não se esqueça que apenas um veterinário poderá avaliá-lo e indicar o melhor tratamento.

Unhas

Um dos motivos mais comuns e que causam um grande incômodo nos nossos aumigo são as unhas! Isso mesmo, pode ser por estarem grandes demais, quebradas ou cortadas do jeito errado, elas podem acabar machucando o pet no dia a dia.

O cachorro mordendo a pata tenta aliviar essa dor, como se quisesse cortar a unha com os dentes. Mas é claro que esse não é o melhor método, mas é o que ele encontrou para atenuar o incômodo causado. 

Para evitar que esse tipo de coisa aconteça, o ideal é cortar as unhas do cachorro regularmente.

Alergia

Além do incômodo das alergias, elas também podem causar coceiras bem irritantes na patinha do cachorro. É muito comum ver um cachorro mordendo a pata para aliviar essa sensação. 

Essas alergias podem aparecer por motivos diversos, seja por uma picada de inseto, algum alimento que causa reação, produtos e resíduos alergênicos ou contato com pólen ou mofo, por exemplo. 

Por isso é sempre importante consultar um especialista que poderá fazer alguns testes  para entender o que está causando a alergia e tratá-la da forma certa. Ignorar esses sinais pode acabar piorando a situação, já que a tendência é o pet morder e lamber a pata até feri-la.

Você pode conferir algumas das alergias mais comum e como tratá-las aqui: Dermatite Canina

Psicológico

O fator psicológico também pode influenciar o hábito de um cachorro mordendo a pata. Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver problemas psicológicos causados, principalmente, por mudanças na rotina.

Um cão ansioso, estressado ou depressivo, por exemplo, pode desenvolver essa mania como forma de aliviar esses sentimentos. 

Essa prática costuma ser mais vista em cãezinhos que não se exercitam, brincam pouco e não gastam energia, uma vez que as atividades são parte fundamental do dia a dia de um pet. 

Aqui, o melhor tratamento sempre será o acompanhamento com um profissional especializado, tanto para indicação de medicação, quando necessário, quanto para adotar medidas corretas para que o quadro de saúde do cachorro melhore. 

Pulgas e carrapatos

Bom, não é novidade que as pulgas e os carrapatos são um dos problemas mais recorrentes para os cachorros, não é mesmo? Inclusive, esses parasitas também podem ser o motivo por trás do cachorro mordendo a pata. 

Assim como em algumas alergias, a picada das pulgas e dos carrapatos nas extremidades dos dedos costumam causar muita coceira nos bichinhos e forma como eles encontram de amenizar é através das mordidas e lambidas. 

Caso observar algum sinal de pulgas e carrapatos no seu pet, é fundamental administrar remédios específicos e investir em alguma medida para eliminar os parasitas do ambiente. 

Para saber mais de como eliminar de uma vez por todas as pulgas e carrapatos, leia o artigo completo aqui: Como acabar com pulga e carrapatos

Machucados ou queimaduras

Se depois do passeio você observar o cachorro mordendo a pata, é sempre bom verificar se não há nenhum machucadinho, espinhos ou se ele queimou as patinhas na rua. 

As almofadinhas das patinhas do cachorro servem para protegê-lo, mas também são sensíveis e podem acabar queimando em passeios nos dias mais quentes. Nesses casos, é sempre recomendado passear em horários com menos sol. 

Além disso, alguns machucados também podem fazer com que o cachorro morda a pata para aliviar a dor. Uma pedrinha, caco de vidro, espinho ou galhos podem entrar nas patinhas durante o passeio e ser a causa do desconforto. 

Pele seca

Assim como nos humanos, a pele seca pode ser um grande incômodo para os doguinhos, causando coceira e irritação Por isso, também é comum ver um cachorro mordendo a pata para aliviar a sensação de secura. 

Alguns fatores que podem contribuir para a pele seca nas patinhas são: dieta não balanceada e sem a quantidade necessária de graxos para ajudar a hidratar e proteger a pele e o ar seco, principalmente nas temporadas de inverno. 

Para evitar esse problema, além da alimentação, é recomendado espaçar os banhos do pet e optar por usar xampus hidratantes, para obter uma melhor produção da camada de gordura natural da pele. 

Como prevenir o hábito do cachorro mordendo a pata? 

Resumindo, as causas de um cachorro mordendo a pata podem ser inúmeras. Dentre as mais conhecidas, citamos as unhas grandes, alergias, ansiedade, modidas de pulgas e carrapatos, machucados do passeio e pele seca. 

Cada um desses motivos deve ser investigado por um médico veterinário para que seja indicado o melhor tratamento para o seu aumigo.

Fora isso, é responsabilidade de todos os papais e mamães de pet terem algumas ações simples no dia a dia para evitar o cachorro mordendo a pata:

  • Aparar as unhas 
  • Objetos e brinquedos para que o pet se distraia
  • Enriquecimento ambiental
  • Xampus e hidratantes específicos 
  • Alimentação balanceada e nutritiva
  • Vacinação e vermífugos em dia
  • Atenção aos locais e horários dos passeios

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da VETS e nos seguir nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets