Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Chihuahua

Tudo o que você precisa saber sobre a raça Chihuahua

O Chihuahua é considerado um dos menores cães do mundo! Muito cachorrinhos da raça  já chegaram inclusive a serem reconhecidos pelo Livro dos Recordes diversas vezes. 

Por serem pequenos e fofinhos, os chihuahuas sempre foram populares, mas ganharam ainda mais fama depois de atuarem em filmes como Legalmente Loira e Perdido pra Cachorro, clássicos da sessão da tarde, não é mesmo?

Se você também ama e tem curiosidade para saber mais sobre esses pequenos valentes, você está no lugar certo! Continue lendo para descobrir tudo sobre o cachorro chihuahua

Quais os cuidados que devo ter com um Chihuahua

Geralmente, os chihuahuas são muito saudáveis e dificilmente apresentam doenças graves, o que se dá também pelo fato de ser uma raça bem pequena e ativa.

Mas assim como qualquer cachorrinho, eles precisam de atenção e alguns cuidados específicos, como nos dias mais frios,  por exemplo. Por terem os pelos bem curtinhos e finos, às vezes, não são o suficiente para aquecê-los. 

Além disso, essa raça não exige banhos com tanta frequência, justamente por serem cães pequenos e com pouco odor. Então, ao invés do banho regular, prefira escovar os pelos, higienizar as patinhas e orelhas quando necessário, como após um passeio.  

Vacinas para cachorro Chihuahua

Ainda filhotes, os chihuahuas devem receber as palmeiras doses das vacinas , a partir dos 45 dias de vida. Inicia-se com a vacina V8 ou vacina V10, separada em até 4 doses, que devem ser aplicadas em até 4 semanas. Depois, a vacina antirrábica (raiva), em uma única dose, por volta das 12 semanas.

Após a fase inicial da vida do chihuahua, é necessário um reforço anual das vacinas V10, Antirrábica, Gripe Canina e Giárgia

Lembre-se: vacinar o cachorro é uma forma de amor e cuidados, para prolongar e melhorar sua vida.

Cuidados específicos com a saúde da raça

Embora seja um cachorro com expectativa de vida alta, o chihuahua pode apresentar alguns problemas de saúde que merecem uma atenção redobrada do tutor. 

Algo muito recorrente nos cãezinhos da raça são as infecções, principalmente nos olhos. As lágrimas do chihuahua podem até mesmo manchar seu pelo e causar certo incômodo. Por isso é sempre recomendado a limpeza frequente do local com produtos especializados para pets.

E apesar de não ser uma preocupação tão corriqueira, o chihuahua também pode ter luxação da patela, quando o osso do joelho se desloca da articulação, uma doença bem comum em cachorros de raças pequenas.

Outro ponto importante é manter seu amiguinho sempre quentinho, pois como já comentamos, eles podem ser menos tolerantes ao frio devido seu tamanho e pelagem.

Não esqueça das visitas recorrentes dos veterinários. Utilize o app da Vets e agende atendimento domiciliar, desta forma, você não precisa expor seu melhor amigo a outros pets doentes, nem mudar sua agenda para se deslocar até uma clínica veterinária.

Temperamento característico da raça Chihuahua

Ganhar a confiança do chihuahua pode não ser a tarefa mais fácil de todas, por ser uma raça bem desconfiada, mas depois que você o conquista, a tendência é que ele seja bem apegado e companheiro. 

Eles também  são muito espertos e ágeis. Eles aprendem rapidamente tarefas como o local onde fazer as necessidades e comandos básicos.

Cheios de vida e muito animados, cachorros dessa raça também são conhecidos por serem temperamentais e atrevidos. Esses pequeninos, sem noção de seu tamanho,não hesitam em desafiar cães que são 20 vezes maiores, ou latir agressivamente para aquela visita indesejada. 

Por isso, evite proteger e mimar demais o seu chihuahua, para que ele socialize e fique mais acostumado a conviver com outras pessoas e animais, sem maiores problemas.

Característica do cachorro Chihuahua

Criado no México no século XIX como cão de companhia, seu nome é uma homenagem ao estado em que surgiram os seus primeiros exemplares

Apesar do chihuahua pelo curto ser o mais comum, existe também a variação de chihuahua pelo longo e as cores mais comuns da raça são o fulvo, o dourado e o branco com dourado. 

Os chihuahuas também são muito conhecidos pela sua longevidade, podendo viver por até 20 anos! Outra característica muito marcante desses pequenos é que são muito ativos e velozes, precisando gastar uma grande quantidade de energia todos os dias. 

Ao notarem qualquer barulhinho, por menor que seja, eles logo correram até o local para saber o que está acontecendo. Isso sem falar, é claro, nas coragem e lealdade inabalável a seus tutores. 

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da VETS e nos seguir nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets