Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Filhote de cachorro chorando – O que pode ser?

Escutar um filhote de cachorro chorando, principalmente na parte da noite, está longe de ser algo incomum para os papais e mamães. 

Ter um novo membro de quatro patas na família é de longe uma das melhores e mais fofas experiências que podemos ter, mas também demanda muito tempo, atenção e cuidados com o pequenino.  

O filhote é como um bebê, muito dependente e frágil, sendo assim chorar é um hábito totalmente normal dos pequeninos e é a forma como eles conseguem expressar suas emoções. 

Quais os motivos do filhote de cachorro chorando e o que fazer?

Mesmo sendo muito comum é preciso entender o porquê eles fazem isso, para que possamos suprir suas necessidades e garantir o bem estar dos filhotinhos, certo?

Separação

Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que o cachorrinho foi tirado do seu habitat, onde convivia com a mãe e os irmãozinhos. Só este já é um grande motivo para que ele se sinta acuado e sozinho. 

Leva um tempo para que eles se acostumem com a nova casa e os novos familiares, então ajude-o nessa adaptação com companhia e muitas brincadeiras, para que ele se sinta feliz no novo lar e cansado durante a noite. 

Necessidades básicas

Outro ponto fundamental é garantir que as necessidades básicas do pet estão sendo atendidas. Filhote de cachorro chorando pode indicar dor, fome ou frio, por exemplo. 

É fundamental que ao notar algum sinal de desconforto no pet, você o ajude a aliviar o  incômodo. Nessa fase da vida, eles ainda são muito frágeis e necessitam de atenção redobrada. 

Chamar atenção

Também é importante saber diferenciar quando ele está fazendo manha para chamar sua atenção.   

Nós sabemos que é difícil resistir ao chamado de um filhotinho, mas se você correr toda vez que ele chorar, logo ele entenderá que pode usar essa artimanha sempre para ganhar carinho e atenção. 

Muitos papais e mamães acabam levando os pequenos para dormir junto ou no mesmo cômodo. Isso não é um problema, mas é preciso ter muito cuidado para que ele não se acostume, pois se isso fizer parte da rotina, mais tarde ele pode sofrer bastante quando precisar dormir longe de você.

Quando pedir ajuda de um vet para o filhote de cachorro chorando?

Em resumo, dentre os motivos mais comuns para um filhote de cachorro chorando, podemos listar alguns:

– O filhote pode estar querendo comunicar que está com dor, fome ou frio, por exemplo. 

– Quando novinho e levado para um ambiente novo, ele pode se sentir desconfortável, com medo e sozinho até que se acostume

– Assim como os bebês, os animais também usam o choro para chamar a sua atenção quando não querem ficar sozinhos.

Depois de certificar-se que todas as necessidades do pet estão sendo atendidas e mesmo assim ele continuar chorando, não hesite em conversar com um veterinário para investigar mais a fundo esse comportamento e descartar qualquer problema que afete a saúde do filhote. 

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da VETS e nos seguir nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets