Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Linguagem dos gatos – Entenda o que seu bichano quer dizer

Podemos concordar que a linguagem dos gatos pode ser, digamos, um tanto quanto peculiar, não é? E muitas vezes é difícil decifrar o que os bichanos estão tentando nos dizer com esses comportamentos.

Pensando nisso, trouxemos algumas curiosidades dos gatinhos, para podermos entender melhor nossos bichanos e a linguagem corporal deles.

A cauda é o principal sinal

A cauda é uma das partes do corpo pela qual mais conseguimos decifrar a linguagem dos gatos. É pelo rabo que eles mais transmitem sensações, como interesse, afeto, excitação e muito mais. 

A altura da cauda, ​​assim como o movimento, significam coisas diferentes: 

  • Se o gatinho estiver com a cauda para cima com a ponta enrolada, significa que ele está feliz e tranquilo. 

  • Já se ele sacode o rabo para cima e para baixo, pode ser um gesto que indique nervosismo.

  • Se o pêlo da cauda do gato estiver arrepiado, pode ser que ele esteja muito nervoso ou se sinta ameaçado. 

  • Quando o gatinho vibra suavemente a cauda levantada, quer dizer que ele está feliz por te ver ou à espera de alguma coisa, como por exemplo uma guloseima.

  • Se ele estiver abaixado, com o bumbum e cauda esticados para cima, esse é um sinal de extrema agressividade e uma atitude defensiva.

  • Agora, se ele mantém o rabo esticado porém em uma posição mais baixa, pode indicar medo.

  • Se a cauda está para baixo, encostando no chão ou entre as patas, isso indica que ele está com medo ou se sente culpado por alguma coisa.

  • Mexer o rabo de um lado para o outro é provavelmente um sinal de que o gatinho está zangado e é melhor deixá-lo quietinho.

Preste atenção nas orelhinhas

As orelhas também fazem parte da linguagem dos gatos:

  • As orelhinhas ficam para cima quando ele está atento e feliz.

  • Se estiverem para baixo, é porque o gato está assustado ou bem relaxado com um carinho. 

  • Já quando as orelhas estão para cima e viradas para frente, quer dizer que ele está irritado e em alerta.

  • E caso estejam levantadas e viradas para trás, é um sinal de defesa, e que ele está pronto para atacar. 

Os olhos também dizem muito 

Os olhinhos dos nossos bichanos não são só lindos para fazer aquela carinha de pidão, mas eles também demonstram muito sentimentos e vontades dos gatinhos:

  • Quando eles estão com os olhos bem abertos, significa alerta e felicidade.

  • Já quando as pupilas estão dilatadas, é um sinal de que ele está nervoso ou com medo. 

  • Quando eles piscam lentamente, é como se estivessem mandando um beijinho, e quando fazem isso, estão demonstrando amor e o quanto se sentem seguros com você. 

  • Agora, se o gatinho está olhando fixamente para você ou algum objeto, quer dizer que ele está curioso.

Pela postura deciframos a linguagem dos gatos

Além de todos os sinais que comentamos, como a posição da cauda, das orelhas e o olhar do bichano, é pela postura corporal que conseguimos saber se ele está relaxado, com medo ou pronto para o ataque. 

  • Costas arqueadas – Essa postura é utilizada pelos gatos para dar uma impressão de maior estatura em um encontro mais hostil. É um indicativo que o gato sente alguma ameaça no ar, e quando associada aos pêlos eriçados e dentes à mostra, ele está prestes a atacar sua “presa”.

  • Agachamento – Essa postura quer dizer que ele está com medo e se sente acuado. Quando ele adota essa posição em uma situação de perigo, ele coloca todo o peso nas patinhas de trás, assim, consegue fugir muito mais rápido. 

  • Rolamento – Certamente essa é a arma secreta dos gatinhos para receber carinho. Quem é que resiste quando eles deitam de barriguinha para cima ou tentam chamar atenção rolando pela casa? O que ele quer dizer é: “Humano, pare o que está fazendo e me dê carinho!”

Outros comportamentos que decifram a linguagem dos gatos

Ao contrário do que muitos pensam, os gatinhos são criaturas cheias de amor e muito companheiros. Mas eles demonstram isso do seu próprio jeito, que às vezes pode ser bem engraçado e inesperado para tutores de primeira viagem:

Se esfregar nas suas pernas – Quando os gatos fazem isso, liberam feromônios e transmitem o cheiro deles para você, te marcando como alguém especial.

Lamber o cabelo – Lambidinhas são um sinal de carinho, gatos se lambem outros gatos, então ao fazer isso significa que eles te consideram da família.

Sair correndo do nada – Quer dizer que ele precisa gastar energia acumulada ou está entediado. Essa é uma boa hora para colocar o enriquecimento ambiental em prática e brincar um pouco com seu amigo!

Sentar de costas para você – Esse é um ato que demonstra que seu gatinho confia muito em você, já que são muito desconfiados, fazem isso apenas com pessoas muito próximas. 

Amassando pãozinho – Quando eles fazem esse movimento repetitivo com as patinhas, quer dizer que eles se sentem confortáveis e felizes com você.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets