A castração de animais domésticos é uma das medidas mais importantes para o controle populacional de cães e gatos. Nós sabemos que ainda hoje, no mundo inteiro, há milhões de animais abandonados, e a castração faz com que esse tipo de situação se torne menos recorrente.
Em relação ao bem-estar dos bichinhos, a cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários, além de deixar os animais mais tranquilos e controlar impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva.
Clique para ir direta ao assunto:
Quais doenças a Castração Previne?
A castração é a solução mais indicada para tratar e prevenir algumas doenças, tanto em cães quanto em gatos. Dentre elas estão:
- Prevenção do câncer de mama – Alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 90% menos chances de desenvolver câncer de mama;
- Piometra – Doença que afeta exclusivamente o útero de fêmeas que ainda não foram castradas;
- Tumores na próstata;
- Tumores nos testículos.
Além disso, a castração também evita demarcação de território com urina pelos machos, brigas e o cio nas fêmeas, período em que atraem mais atenção dos machos e podem engravidar ou terem falsas gestações.
Quando fazer a castração do meu pet?
De forma geral, todos os cães e gatos podem ser castrados, e em qualquer idade. No entanto, o período indicado para cada animal pode ser bastante relativo e depende, entre outros fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet.
No caso dos felinos, a maioria dos profissionais diz que a idade ideal é entre seis e oito meses de vida do gato. Porém, apesar de ser um valor padrão que é utilizado como base, tudo depende do desenvolvimento do corpo do seu gato.
Já nos cães, a recomendação dos veterinários é que a cirurgia seja realizada quando ainda são filhotes. Para as fêmeas o ideal é realizar a castração antes do primeiro cio, entre cinco e seis meses de idade, assim como nos machos o ideal é que o procedimento aconteça antes do desenvolvimento sexual, entre os sete e dez meses de idade.
No geral, as recomendações de veterinários é que o procedimento ocorra cedo, tanto em cães quanto em gatos, pois quanto mais velho o animal for, mais complicado se torna o procedimento e a recuperação.
Ei, falando nisso, você já conferiu o guia de raças para saber sobre cuidados com a saúde,características, temperamento, vacinas e muito mais?
Como é feita a castração de cães e gatos?
A castração é um procedimento cirúrgico simples e muito comum, que consiste na retirada do útero e ovários, no caso das fêmeas e dos testículos no caso dos machos. Mas se engana quem acha que ela serve somente para a esterilização. A castração é um dos métodos mais eficazes para prevenção doenças de cunho hormonal muito comum nas fêmeas como câncer de mama e Piometra.
O primeiro passo para realizar a cirurgia é fazer os exames pré-operatórios indicados pela clínica veterinária e só após avaliar os exames, o médico veterinário dará o aval para a castração.
A técnica mais tradicional dura cerca de 30 minutos, é realizada com anestesia geral no pet. Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva, já nas fêmeas é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários.
Dicas para a Hora da Castração do seu Pet
1. Peça sempre pelos exames prévios, como eletrocardiograma, hemograma ou de imagem;
2. Pergunte e entenda qual a melhor anestesista para o seu Pet;
3. Conheça o ambiente onde seu pet fará a cirurgia e certifique-se de que ele esteja em boas mãos.
4. Informe-se sobre os antibióticos e cuidados no pós-operatório.
Cuidados Pós-Operatórios da Castração de Cães e Gatos
O pós-operatório da castração é um momento delicado para o bichinho e demanda bastante atenção do tutor.
A recuperação dura em torno de 7 a 15 dias e é preciso lembrar que o pet passou por uma cirurgia e poderá sentir algum incômodo durante esse tempo. É normal que ele fique com sonolência, falta de apetite, incontinência urinária e enjoo, mas caso os sintomas persistam, é importante consultar o veterinário.
O primeiro passo, ao levar seu pet para casa, é controlar os medicamentos e cumprir os horários estipulados, para que seu peludinho fique mais confortável durante a recuperação.
Também é necessário que o pet use durante todo o período de cicatrização a roupa cirúrgica ou o colar elisabetano, para não correr o risco de lamber ou arrancar os pontos.
É comum que a clínica onde foi realizada a castração já marque um retorno para a retirada dos pontos. Mas será necessário verificar a cicatrização uma vez ao dia e certificar-se que não está infeccionada.
Normalmente, o animal retorna à rotina normal já no segundo dia pós-castração e ele vai correr e pular como se nada tivesse acontecido, caso se sinta confortável. Mas é importante ficar atento, pois ele precisa de certo repouso e atividades intensas não são indicadas.
Campanha de Castração gratuita no município de São Paulo
Castrar é um ato de amor e saúde. Desse modo, o município de São Paulo criou o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, para realizar a castração de cães e gatos gratuitamente em toda a cidade.
O programa, que existe desde 2011, prevê atendimento através de clínicas contratadas ou por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social e já soma mais de um milhão e cem mil animais castrados.
Clique aqui para acessar o site oficial e saber mais sobre a iniciativa.
2 respostas
Bom Dia Eu tenho um Shihtzu de 1 ano e 8 meses e ainda que tem u testículo na virilha direita e precisa de duas cirurgias a de castração e remoção desse testículo. Eu ainda não pude levar ele pra fazer porque estou desempregada.
Olá, Maria.
Existem muitas iniciativas legais para ajudar no tratamento dos pets. Uma boa opção é procurar por ONGS na sua cidade que possam realizar o pocedimentoe ou incentivos do governo, como a campanha de castração gratuita que acontece em São Paulo, por exemplo.