Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Porquinho da índia – Cuidados e curiosidades

Porquinho da índia – Cuidados e curiosidades 

Você sabia que, na realidade, o famoso porquinho da índia não é um porquinho e também não veio da índia? Muito diferente do que o nome indica, esses pequenos fofinhos são da família dos roedores e originários da América do Sul!

Hoje o porquinho da índia já é um pet popular no mundo todo, principalmente por sua inteligência e por serem pequenos companheiros que não precisam de tanto espaço para viver. 

Porém, assim como qualquer animalzinho, eles também necessitam de alguns cuidados especiais. Então, se você tem alguma dúvida em relação a alimentação, higiene, custos e tudo o que você precisa para cuidar bem do seu novo amiguinho, continue lendo esse artigo.

O porquinho da índia

Esses pequenos peludinhos são realmente pequenos, medem entre 20 e 25 cm e podem chegar a até 1kg. Porém, mais do que fofinhos, os porquinhos da índia são muito espertos e associam rapidamente os sons a coisas positivas e negativas. 

Outra grande curiosidade é que seus dentinhos crescem sem parar ao longo da vida toda, o que ajuda na hora da alimentação, já que são herbívoros, ou seja, se alimentam apenas de vegetais e sementes.

Assim como qualquer outro animal, existem diferentes espécies do porquinho da índia, identificadas principalmente pela pelagem, que pode ser curta, média ou longa e de diferentes cores. 

E apesar de muito espertos, eles também são bastante desconfiados e assustados, mas por outro lado adoram brincar e receber carinho entre suas sonequinhas durante o dia.

Conheça os principais cuidados com o porquinho da índia

Apesar de serem pequenos, fofos e independentes, os porquinhos da índia também precisam de alguns cuidados para que eles tenham qualidade de vida e longevidade.

Esses cuidados incluem casinha, alimentação, exercícios, higiene e muito mais. Alguns detalhes podem fazer toda a diferença! 

Gaiola

É muito importante providenciar um espaço adequado para o seu dentucinho, principalmente se você passa grande parte do dia fora, e não tem muito tempo para soltar e supervisionar o pet. 

Mesmo que o porquinho da índia seja pequeno, quanto maior o tamanho do espaço melhor. Mas é importante que ele seja térreo, com um único andar e que o chão não seja de grade, pois pode causar lesões nas patinhas. 

Opte por modelos que tenham paredes vazadas para que o interior da casinha não fique muito quente, afinal, eles são muito suscetíveis às mudanças de temperatura. E claro, não se esqueça do bebedouro e uma forração fofinha no chão. 

Acessórios

Na natureza, os porquinhos da índia vivem em tocas cavadas por eles ou por outros animais. Então, leve isso em consideração na hora de decorar a casinha deles. Eles adoram tocas e túneis para descansar.  

Além disso, eles também vão adorar brinquedinhos espalhados pela gaiola para gastar energia, se distrair e desgastar os dentinhos. Mas lembre-se, compre apenas acessórios especializados  para os roedores, para evitar problemas com pecinhas soltas ou materiais tóxicos.

Alimentação

O porquinho da índia é um roedor totalmente herbívoro, então sua alimentação deve ser baseada em frutas, verduras e ração.

Hoje em dia, já existem rações exclusivas para porquinhos da índia, que servem como a base da alimentação, porém é muito comum e indicado oferecer outros alimentos para complementar a dieta dos porquinhos. 

Ótimas opções para uma alimentação balanceada são folhas escuras, como a couve, escarola, rúcula, e algumas frutas ricas em vitamina C, como a maçã, banana e laranja, que ajudam na ingestão de fibras e bom funcionamento do intestino. 

Outro alimentado, que pode ser oferecido à vontade e ajuda na ingestão de fibras, é o feno de capim, que também auxilia a desgastar os dentes, evitando lesões e má-oclusão.

E por último mas muito importante, não podemos esquecer de sempre manter água limpa e fresca nos bebedouros.

Higiene

Em relação a higiene do seu porquinho da índia, a primeira coisa a se atentar é o substrato, usado como forro na gaiola. Por acumular os dejetos do pet, é recomendado fazer a troca sempre que ele estiver muito úmido, sujo ou com odor desagradável.

E apesar de porquinhos da índia terem o hábito de lamber o próprio pêlo para se limpar, isso nem sempre é o suficiente para mantê-los limpinhos. E os cuidados dependem do tipo de pelagem, quanto mais longos forem os pêlos, maior será a necessidade de escovação. 

Também é indicado realizar uma tosa higiênica de vez em quando, para evitar que se sujem com suas fezes e urina. Além de cortar as unhas do dentuço, pois dificilmente ele terá como gastá-las dentro da gaiola.

Socialização e exercícios

O porquinho da índia é, em geral, muito ativo e por isso necessita de espaço e exercícios para gastar energia. Eles são bichinhos muito sociáveis e costumam viver em grupos, mas para a aproximação com humanos, deve ser uma ação gradual, para que eles se acostumem e gostem dessa atividade. 

É aconselhado que o porquinho da índia circule fora da gaiola também, em um local seguro e com temperatura amena para que ele se exercite. E caso não seja possível, é imprescindível estimular o exercício com brinquedos, túneis e rampas dentro da gaiola.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da VETS e nos seguir nas redes sociais!

2 respostas

    1. Olá, Bélit!
      Ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo 😊
      Você pode baixar o app e conversar diretamente com os vets, e claro, para ficar por dentro de mais informações, não deixe de nos seguir no Instagram em @Vetsoficial e assinar a newsletter para ser informada sempre dos novos conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets