Raças de gato mais raras do mundo

Você está preparado para descobrir as raças de gato mais raras do mundo? 

Que os gatos são animais fascinantes, não há dúvidas, mas você sabia que existem mais 100 raças de gato oficialmente reconhecidas? São tantos bichanos fofos e exóticos, que é difícil conhecer todos. 

Dentre essa lista enorme, separamos 10 das raças de gato mais raras para você conhecer! E já podemos adiantar que os peludinhos, nem sempre são peludos! 

Gato Elf

Essa raça é chamada assim por ter orelhas que lembram os elfos místicos das histórias encantadas.

Esse gatinho pelado, nasceu do cruzamento das raças sphynx e curl americano. Ele é extremamente inteligente, com um caráter muito sociável e independente. E por causa da falta de pêlos, precisa de alguns cuidados especiais, por sua  intolerância ao sol e necessidade de banhos mais frequentes.

Raças de gato mais raras do mundo - Gato Elf

LaPerm

Uma das raças de gato mais raros do mundo é o LaPerm, uma raça originária do Oregon, Estados Unidos, com personalidade muito sociável, calma e bem carinhosa com os humanos. 

Seu nome se dá por causa da pelagem, encaracolada e comprida, como se tivesse feito uma permanente. Mas uma curiosidade é que o primeiro LaPerm, era uma fêmea e nasceu sem pêlos, só após alguns meses desenvolveu uma pêlo sedoso e rizado devido a uma mutação produzida por um gene dominante.

Raças de gato mais raras do mundo - LaPerm

Serengeti

A raça Serengeti é relativamente nova, já que se originou nos anos 90. É resultado do cruzamento entre o Gato de Bengala e o Oriental Shorthair. 7

Essa raça possui algumas características bem marcantes e que lembram muito um felino selvagem, como manchas na pelagem, pernas compridas, orelhas de ponta arredondada e olhos bem grandes. 

Raças de gato mais raras do mundo - Serengeti
(Imagem: Reprodução Dogalize)

Levkoy Ucraniano

Uma raça ainda mais rara e considerada a mais recente do mundo é a Levkoy ucraniano, nascida em 2004 do cruzamento de uma fêmea Sphynx é um macho de orelhas caídas

Esse gatinho possui uma aparência muito elegante e tamanho médio, mas se destaca pela falta de pelos, suas orelhas dobradas e olhos grandes e amendoados.

Os Levkoy ucranianos, geralmente, tem um temperamento carinhoso, sociável e são muit inteligentes. E por serem tão novos e resultado de um cruzamento muito inesperado, essa raça  é encontrada apenas na Ucrânia e na Rússia.

Raças de gato mais raras do mundo - Levkoy Ucraniano

Peterbald

O Peterbald é outra das raças de gato sem pelos e muito rara na nossa lista. Originário da Rússia, a raça nasceu em 1974, resultado do cruzamento entre um donskoy e um gato oriental de pelo curto. 

Sua falta de pelos no corpo, orelhas parecidas com a de morcego e patas compridas é o que mais chama atenção em sua aparência. Os gatos Peterbald têm um temperamento pacífico e são curiosos, inteligentes, ativos e muito amigáveis, mas também são dependentes e pedem muito afeto aos seus donos.

Raças de gato mais raras do mundo - Peterbald
(Imagem: Reprodução Dogalize)

Sokoke

O Sokoke foi descoberto no final da década de 70 no Quênia, na África e possui uma aparência bem peculiar, diferente de outros gatos que conhecemos, com as patas traseiras bem mais longas que as dianteiras. 

Sua pelagem é, quase sempre, marrom e os olhos verde âmbar. Essa raça de gato é bastante ativa e adora escalar. Eles tendem a ser guardiões da casa e se relacionarem muito bem com seus donos. 

Raças de gato mais raras do mundo - Sokoke
(Imagem: Reprodução Dogalize)

Savannah

Além de raro, gatos da raça Savannah são bastante exóticos. Nascido do cruzamento entre um gato doméstico e um serval africano, eles tem a aparência semelhante a um leopardo. 

Diferente de outras espécies, o gato do cerrado ou Savannah, possui um corpo grande e musculoso, com orelhas grandes e patas compridas e seu tamanho é muito maior em comparação aos gatos domésticos. 

É uma raça difícil de ser criada, pois precisa de muito espaço para se exercitar, uma vez que podem saltar até 2 metros de altura. No entanto, é leal aos seus donos e não têm medo da água.

Raças de gato mais raras do mundo - Savannah

Sphynx

O Sphynx, também conhecido como gato egípicio, é uma das raças de gato mais raras, mas também uma das mais conhecidas. 

Sua principal característica é não ter pêlos, embora esta afirmação não seja de todo correta, uma vez que na verdade apresentam uma camada de pelo muito fino e curto, quase imperceptível pelo olho ou tato humano. 

Este felinos aparecerem por uma mutação natural e têm um temperamento afetuoso, pacífico e dependente dos seus donos, mas também são sociáveis, inteligentes e curiosos.

Raças de gato mais raras do mundo - Sphynx
(Imagem: Reprodução Dogalize)

Scottish Fold

Como o próprio nome já indica, a raça Scotish Fold é nascida na Escócia em 1974. Eles possuim tamanho médio e tem a cabeça arredondada, os olhos grandes e redondos, e as orelhas muito pequenas e dobradas para a frente, lembrando muito uma coruja.

No geral, essa raça possui uma personalidade dócil, calma e desenvolve laços duradouros com seus donos, mas ao mesmo tempo tem temperamento  forte e um grande instinto caçador.

Um fato interessante, é que o cruzamento entre membros dessa raça é extremamente proibido por causa do grande número de anomalias ósseas graves que se produzem. 

Raças de gato mais raras do mundo - Scottish Fold

Munchkin

Além de estar na lista das raças de gatos mais raras, é também o menor do mundo devido a uma mutação genética natural e podem chegar a pesar entre 3 e 4kg. 

O Munchkin tem um tamanho médio e as patas bem curtas, semelhante ao cachorro salsicha. Apesar da peculiaridade, eles possuem um temperamento brincalhão e carinhoso e são bastante ágeis, ativos e correm normalmente.

Raças de gato mais raras do mundo - Munchkin

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes sociais!

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets