Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Shih Tzu

Tudo o que você precisa saber sobre a raça Shih Tzu

Se você está em busca  ou quer saber mais sobre a raça do seu pet, vamos te contar um pouco mais sobre os Shih Tzus… Shihtzu… Cheetos… Cachorro Shihtzu…  Como escreve mesmo? O nome correto é Shih Tzu, escreve-se assim, e lê-se “Shitizu”, tudo junto. 

O que ele não tem de tamanho, tem de carinho, amor e companheirismo, o Shih Tzu é um doguinho de pelos longos, focinho achatado e coração gigante. É um cãozinho adaptável e que pode viver em apartamentos menores (mas não esqueça de dar uma corrida com ele de vez em quando, ok?) ou casas gigantes (desde que tenha um humano disponível para dar um cafuné)

Quais os cuidados que devo ter com um Shih Tzu?

Sobre a pelagem, os cachorros Shih Tzu têm pelos longos e cheios, por isso, é necessário uma rotina de cuidados, penteando diariamente para não embolar e machucar a pele, tosando a região dos olhos e das patas mensalmente e, caso prefira facilitar os cuidados, pode-se tosar e deixar os pelos mais curtos. 

Além disso, os banhos devem ser semanais, ou quinzenais, sempre se preocupando em proteger os ouvidos contra a água para não desenvolver otite.

Quando bem cuidados, seguindo todas as dicas e dando todas as vacinas, os Shih Tzu podem viver até 15 felizes anos.

Vacinas para cachorro ShihTzu… Cachorro Shih Tzu… Shih Tzu

Ainda filhotes, devem receber, a partir dos 45 dias de vida. Inicia-se com a vacina V8 ou vacina V10, separada em até 4 doses, que devem ser aplicadas em até 4 semanas. Depois, a vacina antirrábica (raiva), em uma única dose, por volta das 12 semanas.

Após a fase inicial da vida do Shih Tzu, é necessário um reforço anual das vacinas V10, Antirrábica, Gripe Canina e Giárgia

Lembre-se: vacinar o cachorro é uma forma de amor e cuidados, para prolongar e melhorar sua vida.

Cuidados específicos com a saúde da raça

A raça de cachorro Shih Tzu tem uma característica que exige atenção: os olhinhos. O globo ocular dos doguinhos são expostos, por isso, é necessário uma limpeza frequente, higienizando as secreções dos cantos dos olhos, para evitar lesões. As mais comuns são as úlceras de córneas, olhos ressecados e ceratite.

Também recomendamos que cuide dos dentinhos, escovando-os com frequência e apostando em bifinhos e produtos que ajudam nessa limpeza. 

É característico da raça que comam fezes, isso se chama Coprofagia, para alguns especialistas, esse comportamento é genético, mas vale a pena ficar de olho.

Não esqueça das visitas recorrentes dos veterinários. Utilize o app da Vets e agende atendimento domiciliar, desta forma, você não precisa expor seu melhor amigo a outros pets doentes, nem mudar sua agenda para se deslocar até uma clínica veterinária.

Temperamento característico da raça Shih Tzu

Como a grande maioria dos pets, os Shih Tzu são cães dóceis, que se adaptam bem com outros animais e humanos, desde que sejam habituados ainda filhotes.

Na fase de mudança da dentição, os doguinhos precisam de algo para morder, o ideal é investir em brinquedos que sejam adaptados para essa atividade.  

É comum que sejam brincalhões e ativos, mas serão também grandes companheiros para uma soneca no domingo pós almoço. 

Característica do Cachorro Cheetos ops… Shih Tzu

Sabia que o focinho achatado do seu doguinho pode trazer dificuldade na respiração em atividades físicas, principalmente em dias muito frios ou muito quentes? Por isso, sempre tome cuidado com a quantidade de atividades que seu catioro faz. 

Além dessa característica, eles também têm uma média de peso, geralmente em torno de 4,5 e 8 kgs, e a altura do Shih Tzu é por volta de 27 a 28 cm. 

Neste caso, é sempre importante saber a quantidade correta de ração que deve dar diariamente, para que seu AUmigão fique sempre saudável, a média é de cerca de 130g por dia, dependendo do tamanho.

Custo médio de veterinário com a Vets

Consultas: a partir de R$ 90,00

Vacinas anuais: a partir de R$240,00 (as quatro vacinas recomendadas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets