Clique para ir direta ao assunto:
O que é a vacinas v10?
A vacina V10 para cachorro é uma das mais fortes proteções e cuidados que devemos ter com eles. O nome foi escolhido porque ela tem 10 antígenos vacinais de 10 vírus distintos em sua composição, mas, apesar disso, protege contra 7 doenças (e não 10, como se imagina), e 4 tipos de leptospiroses.
Existem dois tipos do medicamento, sendo a vacina v10 importada e a nacional. Segundo especialistas, a v10 importada tem maior eficácia diante da nacional.
Além do grande benefício da vacina de proteger seu aumigo, o estresse é muito menor, já que tudo é acumulado em uma única vacina, logo, uma única picadinha.
As vacinas v10 protegem contra quais doenças?
- Parvovirose: Alguns dos sintomas são diarréia, crises de vômito intenso (que podem incluir perda de sangue). Também pode destruir a camada interna do intestino e desidratação. Essa doença pode atingir com muito mais gravidade os filhotes não vacinados.
- Cinomose: Pode causar diarréia, vômito e falta de apetite, mas em casos mais graves, pode causar pneumonia e atingir o sistema neurológico, o que causa convulsões e espasmos.
- Parainfluenza: Uma doença altamente contagiosa, e pode ser mais frequente quando o cachorro tem contato frequente com outros animais. Causa problemas respiratórios, sendo mais graves em filhotes e animais especiais e debilitados.
- Coronavirose: Pode causar vômito, febre, letargia, falta de apetite, lacrimejo e diarréia alaranjada e sem odor.
- Adenovirose: Causa hepatite infecciosa no animal, quando manifestado o vírus tipo 1. Já o vírus tipo 2, causa infecções respiratórias.
- 4 tipos de leptospirose: Mais comum em cachorros que moram em sítios, fazendas, e casas com quintais, a vacina V 10 protege contra quatro mutações diferentes do vírus da leptospirose.
- Hepatite infecciosa canina: Os sintomas incluem vômito, diarréia, pele amarelada, e mucosa na boca e olhos. A hepatite infecciosa pode ser transmitida tanto pela saliva quanto pela mucosa nasal do cachorro.
Afinal, quando dar a V10 vacina?
Separada em 3 doses, em filhotes, a V 10 deve ser administrada a partir dos 42 dias de vida, sendo a primeira dose. Após a primeira, as demais devem ser dadas com intervalos de 21 dias corridos.
Isso porque os filhotinhos recebem uma carga enorme de anticorpos no período de amamentação, entretanto, infelizmente essa carga diminui com o passar das semanas, por isso, é necessário contribuirmos com sua proteção vacinando especificamente nos períodos sugeridos pelos especialistas.
Já em fase adulta, o reforço deve ser anual.
A Vacina V10 tem efeitos colaterais?
Sim, pode ter. Apesar de não ser muito comum, pode haver alguns efeitos colaterais leves, como inchaço na área da aplicação, febre, e desânimo. Geralmente esses efeitos podem durar cerca de 24 horas (ou um pouquinho mais), mas não deve se preocupar. Caso algum dos sintomas persista, chame um veterinário.
Como aplicar?
O correto é que um médico veterinário faça a aplicação. O processo pode ser um pouco estressante, porque além da picadinha e dos possíveis efeitos colaterais, o seu cachorro pode ter contato com outros pets e ambos sem a imunização podem transmitir doenças entre si. Para ajudar nesse processo, você pode chamar um veterinário da Vets na sua casa. Basta baixar o app, agendar uma data que seja bacana pra você e separar uns petiscos para seu aumigo depois da vacina.
Quanto custa a vacina V10?
Pelo app da Vets você encontra a vacina V10 a partir de R$ 95,00