Também conhecida como a erva do gato, o Catnip traz diversos benefícios para os nossos bichanos e os deixam mais alegres, felizes, ou então relaxados.
Muitos papais e mamães de gatinhos provavelmente já ouviram falar ou foram recomendados a usar o catnip com seus bichanos, mas podem ter certo receio por não saber exatamente como ela funciona.
Por isso, neste post responderemos as maiores dúvidas sobre a erva do gato, para que ela serve, como ela pode ser usada e quais os benefícios do catnip para o seu amigo.
Clique para ir direta ao assunto:
O que é Catnip?
O Catnip, ou Nepeta Cataria, também conhecida popularmente como a erva do gato, é uma planta herbácea da família da hortelã. Na Medicina Veterinária, é muito utilizada para acalmar os felinos mais agressivos e para animar e exercitar os mais calminhos.
Basicamente, ao cheirar ou ingerir a erva os gatinhos estimulam seu instinto predador, fazendo-o correr muito mais e liberando toda a sua tensão. E ao contrário do que muitos possam pensar, o catnip não é viciante e nem faz mal para os felinos.
A maioria dos gatos é suscetível aos efeitos da erva. Estima-se que de 70% a 80% deles apresentam alguma mudança de comportamento depois do uso. Isso ocorre pois uma substância chamada Nepetalactone, presente no catnip, quando inalada, estimula o bulbo olfatório do pet e ativa a amígdala e o hipotálamo, órgãos responsáveis pelas emoções e reações do corpo.
Caso o seu gatinho seja um pouco agressivo ou até mesmo preguiçoso e não sinta vontade de brincar, o uso da erva pode ser uma grande ajuda para que ele fique mais tranquilo e alegre.
Quais os efeitos da erva do gato?
Como comentamos acima, o Catnip estimula o instinto predador dos gatos e os deixa mais animados ou calmos. Ou seja, os efeitos podem variar de acordo com o comportamento normal do pet.
Enquanto bichanos mais calmos ficam mais agitados, os mais estressados costumam se acalmar e serem mais sociáveis. Após brincar com a erva, os comportamentos que mais se nota nos gatinhos são:
- Balançar mais a cabeça e o rabo;
- Arranhar com mais velocidade;
- Liberar mais saliva,
- Ter hiperatividade – Escalar, saltar e caçar objetos
- Emitir sons que lembram o período de cio
Esses efeitos começam a aparecer cerca de 10 minutos após a inalação e o bichano também pode sentir vontade de ingerir a erva, o que também tem o efeito de deixá-lo muito mais calmo e relaxado.
Como usar o Catnip?
Segundo veterinários, o ideal é utilizar a erva do gato de uma a duas vezes por semana, para que ela não perca seu efeito
Você pode usá-la de várias formas, a primeira delas é passar o catnip no arranhador, em varinhas, em bolinhas ou em qualquer um dos brinquedos preferidos do seu gato, para que ele fique estimulado a brincar e se exercitar
Outra tática muito comum, é usar o Catnip nos arranhadores, para que o pet não fique passando as unhas pelos móveis da casa.
E caso seu bichinho seja mais agressivo, é recomendado colocar a erva em uma almofada em que ele possa descansar ou oferecer a ele quando receber visitas em casa, assim ele se sentirá muito mais calmo e terá um comportamento mais tranquilo e sociável.
Produtos catnip vêm de várias formas, pode ser em pó ou em bulbos, alguns brinquedos são pré-aromatizados com catnip ou o possuem em seu interior, e há também a opção em óleo ou spray. Os gatos reagem até mesmo às menores quantidades de catnip, portanto, você não precisa usar muito.
Existem contraindicações da erva do gato?
É muito importante deixar claro que o Catnip não é uma droga e não vicia! O uso da erva do gato não possui nenhuma contra indicação, basta usar com moderação e observar o comportamento do bichano.
Alguns felinos podem ficar extremamente agitados e até mesmo agressivos, sendo assim, em caso de reações excessivas, basta descontinuar o uso.
Outro efeito comum é o gatinho ter enjoos quando ingere grandes quantidades do catnip, por isso fique sempre de olho quando oferece a erva ao seu amigo.
Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da VETS e nos seguir nas redes sociais!