Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Por que a castração é tão importante?

A castração de animais domésticos é uma das medidas mais importantes para o controle populacional de cães e gatos. Nós sabemos que ainda hoje, no mundo inteiro, há milhões de animais abandonados, e a castração faz com que esse tipo de situação se torne menos recorrente. 

Em relação ao bem-estar dos bichinhos, a cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários, além de deixar os animais mais tranquilos e controlar impulsos sexuais dos adultos em idade reprodutiva. 

Quais doenças a Castração Previne? 

A castração é a solução mais indicada para tratar e prevenir algumas doenças, tanto em cães quanto em gatos. Dentre elas estão:

  • Prevenção do câncer de mama – Alguns estudos apontam que fêmeas castradas antes do primeiro cio têm 90% menos chances de desenvolver câncer de mama;
  • Piometra – Doença que afeta exclusivamente o útero de fêmeas que ainda não foram castradas;
  • Tumores na próstata;
  • Tumores nos testículos.

Além disso, a castração também evita demarcação de território com urina pelos machos, brigas e o cio nas fêmeas, período em que atraem mais atenção dos machos e podem engravidar ou terem falsas gestações.

Quando fazer a castração do meu pet?

De forma geral, todos os cães e gatos podem ser castrados, e em qualquer idade. No entanto, o período indicado para cada animal pode ser bastante relativo e depende, entre outros fatores, da maturação hormonal e do porte do Pet.

No caso dos felinos, a maioria dos profissionais diz que a idade ideal é entre seis e oito meses de vida do gato. Porém, apesar de ser um valor padrão que é utilizado como base, tudo depende do desenvolvimento do corpo do seu gato.

Já nos cães, a recomendação dos veterinários é que a cirurgia seja realizada quando ainda são filhotes. Para as fêmeas o ideal é realizar a castração antes do primeiro cio, entre cinco e seis meses de idade, assim como nos machos o ideal é que o procedimento aconteça antes do desenvolvimento sexual, entre os sete e dez meses de idade.

No geral, as recomendações de veterinários é que o procedimento ocorra cedo, tanto em cães quanto em gatos, pois quanto mais velho o animal for, mais complicado se torna o procedimento e a recuperação. 

Ei, falando nisso, você já conferiu o guia de raças para saber sobre cuidados com a saúde,características, temperamento, vacinas e muito mais?

Como é feita a castração de cães e gatos?

A castração é um procedimento cirúrgico simples e muito comum, que consiste na retirada do útero e ovários, no caso das fêmeas e dos testículos no caso dos machos. Mas se engana quem acha que ela serve somente para a esterilização. A castração é um dos métodos mais eficazes para prevenção doenças de cunho hormonal muito comum nas fêmeas como câncer de mama e Piometra.

O primeiro passo para realizar a cirurgia é fazer os exames pré-operatórios indicados pela clínica veterinária e só após avaliar os exames, o médico veterinário dará o aval para a castração. 

A técnica mais tradicional dura cerca de 30 minutos, é realizada com anestesia geral no pet. Nos machos, tanto em cães quanto em gatos, a operação é menos invasiva, já nas fêmeas é necessário realizar uma incisão no abdome para remoção do útero e dos ovários. 

Dicas para a Hora da Castração do seu Pet

1. Peça sempre pelos exames prévios, como eletrocardiograma, hemograma ou de imagem; 

2. Pergunte e entenda qual a melhor anestesista para o seu Pet;

3. Conheça o ambiente onde seu pet fará a cirurgia e certifique-se de que ele esteja em boas mãos.

4. Informe-se sobre os antibióticos e cuidados no pós-operatório. 

Cuidados Pós-Operatórios da Castração de Cães e Gatos

O pós-operatório da castração é um momento delicado para o bichinho e demanda bastante atenção do tutor.

A recuperação dura em torno de 7 a 15 dias e é preciso lembrar que o pet passou por uma cirurgia e poderá sentir algum incômodo durante esse tempo. É normal que ele fique com sonolência, falta de apetite, incontinência urinária e enjoo, mas caso os sintomas persistam, é importante consultar o veterinário.

O primeiro passo, ao levar seu pet para casa,  é controlar os medicamentos e cumprir os horários estipulados, para que seu peludinho fique mais confortável durante a recuperação.

Também é necessário que o pet use durante todo o período de cicatrização a roupa cirúrgica ou o colar elisabetano, para não correr o risco de lamber ou arrancar os pontos. 

É comum que a clínica onde foi realizada a castração já marque um retorno para a retirada dos pontos. Mas será necessário verificar a cicatrização uma vez ao dia e certificar-se que não está infeccionada.

Normalmente, o animal retorna à rotina normal já no segundo dia pós-castração e ele vai correr e pular como se nada tivesse acontecido, caso se sinta confortável. Mas é importante ficar atento, pois ele precisa de certo repouso e atividades intensas não são indicadas.

Campanha de Castração gratuita no município de São Paulo

Castrar é um ato de amor e saúde. Desse modo, o município de São Paulo criou o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos, para realizar a castração de cães e gatos gratuitamente em toda a cidade. 

O programa, que existe desde 2011, prevê atendimento através de clínicas contratadas ou por meio de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social e já soma mais de um milhão e cem mil animais castrados. 

Clique aqui para acessar o site oficial e saber mais sobre a iniciativa.

2 respostas

  1. Bom Dia Eu tenho um Shihtzu de 1 ano e 8 meses e ainda que tem u testículo na virilha direita e precisa de duas cirurgias a de castração e remoção desse testículo. Eu ainda não pude levar ele pra fazer porque estou desempregada.

    1. Olá, Maria.
      Existem muitas iniciativas legais para ajudar no tratamento dos pets. Uma boa opção é procurar por ONGS na sua cidade que possam realizar o pocedimentoe ou incentivos do governo, como a campanha de castração gratuita que acontece em São Paulo, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets