Vacina da Raiva

O que é a doença Raiva?

A Raiva é uma doença fatal que ataca o sistema nervoso através de um vírus. 

Os sintomas mais comuns da Raiva são:

  • Agressividade;
  • Salivação excessiva;
  • Desorientação;
  • Dificuldade de engolir;
  • Convulsões;
  • Paralisia.

A Raiva não é uma doença exclusiva de cães. Na verdade, ela pode ser transmitida para diversos animais, como gatos, vacas e cavalos. Além, é claro, do ser humano.

No caso dos gatinhos e cavalos, os sintomas podem ser ainda mais difíceis, como a auto-mutilação, depressão e fotofobia.

Já animais selvagens tendem a se aproximar de humanos e procurar cidades até durante o dia. 

Infelizmente, a Raiva não tem tratamento, por isso, para controlar a doença, o animal diagnosticado é sacrificado.

A única forma de proteger seu pet, é vacinando. Isso também pode proteger sua família, amigos e conhecidos que têm contato com o animal.

Afinal, quando dar a vacina antirrábica?

A vacina de raiva é obrigatória para cães e gatos. Os cachorros recebem a primeira dose aos 6 meses. Geralmente é aplicada uma semana após a primeira dose da óctupla. Na fase adulta, o reforço deve ser feito anualmente!

Já em gatos, a primeira dose deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser anual também.

E os humanos podem ser vacinados também?

Sim. Além da vacina antirrábica para cachorro, vacina antirrábica para gatos, também existe a vacina antirrábica para humano, inclusive crianças. Pode ser aplicada antes de ter contato com o vírus, para prevenção, ou após a transmissão. 

Em casos de transmissão para humanos, a vacina deve ser aplicada imediatamente, e está disponível em hospitais públicos e particulares e postos de saúde. 

Quais os sintomas da Raiva em humanos?

Em humanos a doença também é fatal e altamente viral, e os principais sintomas são coceira, dor de cabeça e estado de coma. 

Geralmente a doença se inicia assintomática e mantém-se assim por um tempo, o suficiente para se espalhar pelo corpo.

Outros sintomas podem aparecer, como vômito, mal estar, dor no corpo, febre e falta de apetite. 

Por isso, caso seja mordido por um animal desconhecido ou um pet que tem sintomas de Raiva, procure imediatamente um hospital e tome a vacina para prevenir. 

Como a Raiva é transmitida?

A raiva é transmitida através de mordidas, lambidas e machucados em animais infectados. A maior fonte de transmissão são animais selvagens, como morcegos e gambás. E uma vez que os felinos tenham em sua natureza a vontade de caçar esses animais, estão mais suscetíveis à transmissão. 

Apenas mamíferos podem pegar a Raiva, portanto, peixes e aves não podem pegar e nem transmitir a doença.

A vacina antirrábica para animais é a única forma de evitar que sofram com a doença.

Como aplicar?

O correto é que um médico veterinário faça a aplicação da vacina da raiva. O processo pode ser um pouco estressante, porque além da picadinha e dos possíveis efeitos colaterais, o seu pet pode ter contato com outros animais e ambos sem a imunização podem transmitir doenças entre si. Para ajudar, você pode chamar um veterinário da Vets na sua casa. Basta baixar o app, agendar uma data que seja bacana pra você e separar uns petiscos para seu aumigo depois da vacina. 

Quanto custa a vacina antirrábica?

Vacina antirrábica valor: a partir de R$ 80,00 no App da Vets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets