Uma coisa que, muitas vezes, passa batido pelos cuidados diários com os pets é como escovar os dentes do cachorro.
Esse hábito deve ser adotado por todos os tutores, pois assim como nós, nossos doguinhos também podem ter um acúmulo de placas bacterianas e possíveis doenças periodontais, quando os dentinhos não são escovados. Isso sem falar naquele bafinho, né?
Qual a importância de escovar os dente do cachorro?
Quando a limpeza dos dentes do cachorro não é feita corretamente, ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva. E se não tratado, pode causar inflamação e infecção da gengiva, causando muita dor no bichinho.
O principal sintoma percebido quando há algo errado na dentição é o mau hálito. A doença periodontal pode ainda estar associada à doença renal, nos pulmões, articulações e osteoporose. Por isso é tão importante aprender como escovar os dentes do cachorro.
O ideal para prevenir essas complicações é fazer a higienização todos os dias. Mas nós sabemos que com a correria do dia a dia pode ser um pouco difícil, então o importante é fazer pelo menos 3 vezes por semana. Pode ser um dia sim e dois não, por exemplo.
Qual produto usar para escovar os dentes do pet?
A escova deve ter cerdas macias ou do tipo dedeira, para não machucar a gengiva do doguinho. Nos Petshops você encontrará escovas próprias para cachorros, mas uma boa dica caso não encontre uma, é testar as escovas para bebês, que são vendidas em farmácias.
NUNCA, nunca mesmo, use pasta dental humana para escovar os dentes do seu cachorro. O flúor contido na composição do creme vai direto para o estômago do seu aumigo, podendo causar irritações e até intoxicações. Use sempre as pastas dentais veterinárias.
As pastas de dente para pets, possuem enzimas que ajudam a combater o tártaro, mas também servem para facilitar a escovação. Uma com sabor de carne ou frango, por exemplo, pode tornar o processo mais fácil e agradável para o bichinho.
Dicas de como escovar os dentes do cachorro
Como dissemos anteriormente, saber como escovar os dentes do cachorro é muito importante para manter a saúde do pet. Então trouxemos algumas dicas para que o processo seja mais fácil para vocês dois.
No início, o fator principal será a paciência! Quando antes você introduzir o hábito da escovação, mais fácil vai ficar.
Os filhotes tendem a ser mais receptivos e se adaptarem mais rápido a prática de escovar os dentinhos. Mas se seu cãozinho já é adulto, não precisa se preocupar. Ele vai se acostumar, só vai precisar de um pouquinho mais de tempo para assimilar que aquilo será uma atividade rotineira.
Dica 1 – Escolha um momento tranquilo, quando o dog está mais calmo e relaxado. Faça bastante carinho para que ele associe a atividade com algo prazeroso;
Dica 2 – Massageie as gengivas com o seu próprio dedo, depois com uma gaze e, só então, introduza a pasta de dente e a escova. Lembre-se: o processo não será de um dia para o outro, só passar para a fase seguinte quando sentir que ele está confortável;
Dica 3 – Faça movimentos circulares e não coloque muita pressão, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes;
Dica 4 – Parabenize e recompense o cachorro, seja com carinho, frases positivas, petiscos ou atividades que ele goste. Isso vai ajudar o seu companheiro a associar o momento da escovação com algo positivo. Alguns petiscos, inclusive, ajudam na prevenção da doença periodontal e para tirar o mau hálito.
Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!