Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como escovar os dentes do cachorro

Uma coisa que, muitas vezes, passa batido pelos cuidados diários com os pets é como escovar os dentes do cachorro. 

Esse hábito deve ser adotado por todos os tutores, pois assim como nós, nossos doguinhos também podem ter um acúmulo de placas bacterianas e possíveis doenças periodontais, quando os dentinhos não são escovados. Isso sem falar naquele bafinho, né?

Qual a importância de escovar os dente do cachorro?

Quando a limpeza dos dentes do cachorro não é feita corretamente, ocorre o acúmulo de placas bacterianas nos dentes e na gengiva. E se não tratado, pode causar inflamação e infecção da gengiva, causando muita dor no bichinho. 

O principal sintoma percebido quando há algo errado na dentição é o mau hálito. A doença periodontal pode ainda estar associada à doença renal, nos pulmões, articulações e osteoporose. Por isso é tão importante aprender como escovar os dentes do cachorro.

O ideal para prevenir essas complicações é fazer a higienização todos os dias. Mas nós sabemos que com a correria do dia a dia pode ser um pouco difícil, então o importante é fazer pelo menos 3 vezes por semana. Pode ser um dia sim e dois não, por exemplo.

Qual produto usar para escovar os dentes do pet?

A escova deve ter cerdas macias ou do tipo dedeira, para não machucar a gengiva do doguinho. Nos Petshops você encontrará escovas próprias para cachorros, mas uma boa dica caso não encontre uma, é testar as escovas para bebês, que são vendidas em farmácias. 

NUNCA, nunca mesmo, use pasta dental humana para escovar os dentes do seu cachorro. O flúor contido na composição do creme vai direto para o estômago do seu aumigo, podendo causar irritações e até intoxicações. Use sempre as pastas dentais veterinárias.

As pastas de dente para pets, possuem enzimas que ajudam a combater o tártaro, mas também servem para facilitar a escovação. Uma com sabor de carne ou frango, por exemplo, pode tornar o processo mais fácil e agradável para o bichinho.  

Dicas de como escovar os dentes do cachorro

Como dissemos anteriormente, saber como escovar os dentes do cachorro é muito importante para manter a saúde do pet. Então trouxemos algumas dicas para que o processo seja mais fácil para vocês dois.

No início, o fator principal será a paciência! Quando antes você introduzir o hábito da escovação, mais fácil vai ficar. 

Os filhotes tendem a ser mais receptivos e se adaptarem mais rápido a prática de escovar os dentinhos. Mas se seu cãozinho já é adulto, não precisa se preocupar. Ele vai se acostumar, só vai precisar de um pouquinho mais de tempo para assimilar que aquilo será uma atividade rotineira. 

Dica 1 – Escolha um momento tranquilo, quando o dog está mais calmo e relaxado. Faça bastante carinho para que ele associe a atividade com algo prazeroso;

Dica 2 – Massageie as gengivas com o seu próprio dedo, depois com uma gaze e, só então, introduza a pasta de dente e a escova. Lembre-se: o processo não será de um dia para o outro, só passar para a fase seguinte quando sentir que ele está confortável;

Dica 3 – Faça movimentos circulares e não coloque muita pressão, direcione o movimento da gengiva para as pontas dos dentes;

Dica 4 – Parabenize e recompense o cachorro, seja com carinho, frases positivas, petiscos ou atividades que ele goste. Isso vai ajudar o seu companheiro a associar o momento da escovação com algo positivo. Alguns petiscos, inclusive, ajudam na prevenção da doença periodontal e para tirar o mau hálito. 

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets