Além de ser muito mais econômico, saber como dar banho em gato ou cahorro em casa, traz muito menos estresse aos animais e estreitam os laços entre os bichinhos e seus tutores. Confira nossas dicas para tornar esse momento mais seguro e prazeroso para o seu amigo de quatro patas.
Como dar banho em cachorro?
A frequência dos banhos em cães depende de vários fatores, como o tipo de pelagem, a frequência de passeios, a estação do ano e o clima da cidade em que ele vive.
Porém, de uma forma geral, para cães grandes que vivem mais soltos ou no quintal, é recomendado o banho de quinze em quinze dias. E para os de pequeno, que convivem mais dentro de casa e perto com os tutores, o banho pode ser dado semanalmente.
Se o pet tiver doenças de pele ou alergias, a melhor dica é conversar com um médico veterinário para definir os intervalos e produtos corretos.
Outro ponto muito importante é a escovação dos pêlos. Ele deve ser diária, pois com esse processo é possível tirar as sujeiras, espalhar o óleo natural e desembaraçar os nós. O que pode até diminuir a necessidade de banhos mais frequentes, dependendo do caso do seu aumigo.
O fator mais importante na hora de banhar o pet é a segurança! Por isso, escolha um ambiente confortável, em um momento em que o pet está mais tranquilo.
A preparação também fará toda a diferença na hora do banho. Tenha por perto tudo que você vai precisar:
- tapetinho antiderrapante;
- luvas;
- Shampoo específicos para o tipo de pelagem e pele;
- condicionador;
- Toalha;
- Secador;
- Petisquinhos caso o pet esteja muito agitado.
Lembre sempre de consultar o veterinário para escolher os produtos ideias para o banho do seu doguinho, a fim de evitar alergias e irritações.
Veja também mais informações sobre Dermatite Canina e como preveni-la.
Como dar banho em gato?
Os gatos fazem a própria higiene com o auxílio de suas línguas, que são anatomicamente perfeitas para executar a limpeza, e por isso não precisam de banhos tão constantes quanto os cachorros.
Além disso, existem dois motivos principais para que o felino não tome banhos tão frequentes.
O primeiro deles é aquela velha história de que gatos não gostam de água. Na grande maioria dos casos, isso é verdade e pode causar muito estresse ao bichano. O que pode diminuir a imunidade e deixá-lo com o organismo mais predisposto ao desenvolvimento de doenças.
O segundo motivo é que ao lavar o gatinho com xampu, os feromônios que ele tem na pele são retirados. Esses feromônios servem como a identidade do gato e também estão relacionados com o bem-estar dele. Por isso, depois do banho, os bichanos tendem a se lamber compulsivamente para tentar recuperar o feromônio perdido.
Na maioria das vezes é muito melhor deixar o próprio felino se lavar, a fim de evitar estresse, dermatites e outros problemas.
Mas afinal, quando devemos dar banho nos gatos?
Os banho no felino são indicados em situações como:
- Dermatites – quando o animal tem algum problema de pele e o médico veterinário indica os banhos com o medicamento adequado.
- Seborreia – em alguns casos o banho terapêutico pode ser indicado para controlar a oleosidade dos pelos e escamação de pele.
- Se o animal se sujou com algum produto químico ou tóxico e que precisa ser removido;
- Quando o bichan possui alguma limitação que não consegue se limpar sozinho.
Resumindo, o banho em felinos só deve ser dado quando o médico veterinário aconselhar. Fora isso, também é importante fazer a escovação regular dos pelos, para tirar a oleosidade e evitar nós.
5 passos para dar banho no seu pet em casa
1. Antes do banho – Coloque uma bolinha de algodão no ouvido do seu bichinho, pois a água pode causar otite nos animais.
2. Escolha um lugar – Pode ser no chuveiro, na mangueira ou até numa banheira de bebê. Mas lembre sempre de usar água morna.
3. Use xampus para pets – Use apenas produtos próprios para animais. Massageie com as pontas dos dedos e tenha cuidado para não arranhar seus bichinhos com as unhas.
4. Use condicionador – Se seu pet tem pelos longos, desembarace os fios com um pente de metal ou com os dedos.
5. Hora de secar – Seque com uma toalha limpa e secador em temperatura morna, sem aproximar demais da pele do seu pet.
Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!
3 respostas
Dicas ótimas! Tenho um filhote de SHIH-TSU,só tem 2 meses rsrsrs. Paguei o primeiro banho,o segundo,eu vou dar .
Olá, Maria!
Ficamos muito felizes que tenha gostado do conteúdo 😊
Não deixe de nos seguir no Instagram em @Vetsoficial para mais dicas!
Olá Maria,
Nós que agradecemos pelo seu acesso! 🙂