Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como dar banho em gato e cachorro em casa?

Além de ser muito mais econômico, saber como dar banho em gato ou cahorro em casa, traz muito menos estresse aos animais e estreitam os laços entre os bichinhos e seus tutores. Confira nossas dicas para tornar esse momento mais seguro e prazeroso para o seu amigo de quatro patas. 

Como dar banho em cachorro?

A frequência dos banhos em cães depende de vários fatores, como o tipo de pelagem, a frequência de passeios, a estação do ano e o clima da cidade em que ele vive. 

Porém, de uma forma geral, para cães grandes que vivem mais soltos ou no quintal, é recomendado o banho de quinze em quinze dias. E para os de pequeno, que convivem mais dentro de casa e perto com os tutores, o banho pode ser dado semanalmente.

Se o pet tiver doenças de pele ou alergias, a melhor dica é conversar com um médico veterinário para definir os intervalos e produtos corretos.

Outro ponto muito importante é a escovação dos pêlos. Ele deve ser diária, pois com esse processo é possível tirar as sujeiras, espalhar o óleo natural e desembaraçar os nós. O que pode até diminuir a necessidade de banhos mais frequentes, dependendo do caso do seu aumigo. 

O fator mais importante na hora de banhar o pet é a segurança! Por isso, escolha um ambiente confortável, em um momento em que o pet está mais tranquilo. 

A preparação também fará toda a diferença na hora do banho. Tenha por perto tudo que você vai precisar: 

  • tapetinho antiderrapante;
  • luvas;
  • Shampoo específicos para o tipo de pelagem e pele;
  • condicionador;
  • Toalha;
  • Secador;
  • Petisquinhos caso o pet esteja muito agitado. 

Lembre sempre de consultar o veterinário para escolher os produtos ideias para o banho do seu doguinho, a fim de evitar alergias e irritações. 

Veja também mais informações sobre Dermatite Canina e como preveni-la. 

Como dar banho em gato?

Os gatos fazem a própria higiene com o auxílio de suas línguas, que são anatomicamente perfeitas para executar a limpeza, e por isso não precisam de banhos tão constantes quanto os cachorros. 

Além disso, existem dois motivos principais para que o felino não tome banhos tão frequentes. 

O primeiro deles é aquela velha história de que gatos não gostam de água. Na grande maioria dos casos, isso é verdade e pode causar muito estresse ao bichano. O que pode diminuir a imunidade e deixá-lo com o organismo mais predisposto ao desenvolvimento de doenças. 

O segundo motivo é que ao lavar o gatinho com xampu, os feromônios que ele tem na pele são retirados. Esses feromônios servem como a identidade do gato e também estão relacionados com o bem-estar dele. Por isso, depois do banho, os bichanos tendem a se lamber compulsivamente para tentar recuperar o feromônio perdido.

Na maioria das vezes é muito melhor deixar o próprio felino se lavar, a fim de evitar estresse, dermatites e outros problemas.

Mas afinal, quando devemos dar banho nos gatos? 

Os banho no felino são indicados em situações como:

  • Dermatites – quando o animal tem algum problema de pele e o médico veterinário indica os banhos com o medicamento adequado. 
  • Seborreia – em alguns casos o banho terapêutico pode ser indicado para controlar a  oleosidade dos pelos e escamação de pele. 
  • Se o animal se sujou com algum produto químico ou tóxico e que precisa ser removido;
  • Quando o bichan possui alguma limitação que não consegue se limpar sozinho. 

Resumindo, o banho em felinos só deve ser dado quando o médico veterinário aconselhar. Fora isso, também é importante fazer a escovação regular dos pelos, para tirar a oleosidade e evitar nós. 

5 passos para dar banho no seu pet em casa

1. Antes do banho – Coloque uma bolinha de algodão no ouvido do seu bichinho, pois a água pode causar otite nos animais. 

2. Escolha um lugar – Pode ser no chuveiro, na mangueira ou até numa banheira de bebê. Mas lembre sempre de usar água morna.

3. Use xampus para pets – Use apenas produtos próprios para animais. Massageie com as pontas dos dedos e tenha cuidado para não arranhar seus bichinhos com as unhas. 

4. Use condicionador – Se seu pet tem pelos longos, desembarace os fios com um pente de metal ou com os dedos.

5. Hora de secar – Seque com uma toalha limpa e secador em temperatura morna, sem aproximar demais da pele do seu pet.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Uma resposta

  1. Dicas ótimas! Tenho um filhote de SHIH-TSU,só tem 2 meses rsrsrs. Paguei o primeiro banho,o segundo,eu vou dar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets