Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como adestrar cachorro filhote?

Quanto se trata de como adestrar cachorro filhote, o melhor é começar o quanto antes! Pois o pet está mais aberto a novas experiências e levará esses ensinamentos como regra. 

Com algumas dicas, você será capaz de ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo, a hora de comer, como se comportar nos passeios e muito mais.

O começo de tudo 

Antes de qualquer coisa, assim que o pet chegar em casa pela primeira vez, é preciso que o ambiente esteja preparado para ele, com potinhos de comida e água, brinquedos, um lugar para descansar e para fazer as necessidades.

Assim, ele poderá começar a se sentir à vontade no novo lar e assimilar os locais onde pode fazer cada coisa. 

Mas não se precipite! Não espere que o filhote aja como um adulto. O adestramento é um processo e assim como as crianças, os cães mais novinhos têm uma capacidade de concentração menor e precisam de muito tempo de descanso e sono.

Reforço positivo

O melhor método de como adestrar cachorro filhote é através do estímulo e recompensa, ou seja, sempre que o cãozinho fizer algo certo, é dado um reforço positivo, o parabenizando com petiscos, carinho ou brinquedos. 

O reforço positivo faz com que o filhote se lembre da experiência como algo legal e volte a repetir o comportamento para ter mais recompensas. 

Vá diminuindo os agrados gradativamente, para que o pet se acostume a não receber recompensas todas as vezes, mas ainda assim, continue com o comportamento de forma natural.

Essa técnica pode ser utilizada para ensinar onde fazer xixi, como brincar sem morder, e até para comandos, como sentar, ficar, dar a patinha, etc.

Como adestrar cachorro filhote para fazer necessidades no lugar certo

Além de uma boa dose de paciência, alguns dicas podem ajudar para que você ensine o filhote o local correto de fazer xixi e cocô:

1. Tenha horários para a alimentação – Assim é muito mais fácil prever o momento em que o filhote fará as necessidades.

2. Limite o espaço do filhote quando ele estiver sozinho – Coloque a caminha, água, brinquedos e área para fazer as necessidades em um local reduzido. Deixá-lo solto sem supervisão é um ótimo momento para que ele aprenda coisas erradas. 

3. Recompensas – Sempre que o filhote fizer as necessidades no local correto, espere ele terminar e, em seguida, use o reforço positivo!

4. Repreenda no momento certo – Ao perceber que o pequeno vai se aliviar, interrompa e leve-o ao lugar correto. De nada adianta corrigi-lo depois de ter feito, pois ele não entenderá o motivo e se acostumará com a bronca. 

Como adestrar cachorro filhote durante o passeio

Passear com o pet traz muitos benefícios à saúde física e mental dele. Mas atente-se para que ele esteja com o calendário de vacinação completo! Aqui vão algumas dicas para ensinar o filhote a se comportar nos passeios:

1. Acostume com a coleira – Antes de mais nada, ensine o filhote a ficar parado enquanto coloca a coleira. Ele certamente irá associá-la ao momento de passeio e aos poucos ficará mais calmo sempre que ver a guia. 

2. método da luz vermelha e luz verde – Deixe a guia frouxa e comece a caminhar, sempre que o cãozinho estiver olhando e andando ao seu lado, dê recompensas e elogios. Mas sempre que ele começar a correr e puxar a guia, diga “vem” e espere ele voltar para recompensá-lo com um petisco e voltar a andar. 

3. Canse o filhote antes do passeio – Os cães costumam puxar a guia por estarem animados e cheios de energia extra. Especialmente para filhotes, sempre que possível, brinque com o cãozinho antes de sair de casa. 

Como adestrar cachorro filhote filhote a brincar sem morder ou arranhar

Quando são muito novinhos, os cães não sabem que seus dentes e unhas são capazes de machucar. Por isso é importante ensiná-los a brincar sem arranhar ou moder:

1. Socialize o seu filhotinho – Permita que ele brinque com outros filhotes, para que aprendam brincando entre si. Esse é um modo muito eficaz de fazer com que os filhotes entendam que podem machucar e controlar a força de suas mordidas.

2. Desencoraje as mordidas – Sempre que ele morder enquanto estiverem brincando, choramingue e pare de brincar. Ele entenderá que não pode mais continuar a brincadeira quando morder. E caso o filhote tente compensar a mordida acariciando e lambendo sua mão, faça elogios e continue a brincar, para que ele assimile que será recompensado quando brincar sem morder.

3. Brinquedos mastigáveis – Faz parte do instinto dos cachorros usar os dentes, por isso, dê alguns brinquedos para ele morder durante as brincadeiras, para que ele aprenda a mordiscar apenas seus próprios acessórios.

4. Momento do castigo – Caso o filhote não pare de morder, crie uma área de disciplina. Separe um canto do cômodo e leve o pet até lá sempre que ele morder, mas nunca o deixe preso! Depois de alguns minutos no cantinho, comece a brincadeira e novamente e recompense quando ele não morder. Repita quantas vezes necessário, aos poucos ele entenderá que o castigo é por moder. 

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets