Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Enriquecimento ambiental para gatos

O enriquecimento ambiental para gatos é uma necessidade para os bichanos e uma das melhores formas de fazer com que ele se desenvolva bem e não deixe de lado seus instintos, tão necessários. Quanto mais estimulados, mais felizes e saudáveis nosso bichinhos ficam, além de ser muito importante para evitar problemas comportamentais, ganho de peso, agressividade e outras doenças.

Quanto mais incluir diversão e exercícios na rotina do pet, ou seja, enriquecimento ambiental, melhor!

O que é o enriquecimento ambiental para gatos? 

O enriquecimento ambiental é, basicamente, o ato de tornar o ambiente mais natural para os felinos. É um processo que melhora o bem-estar do pet, levando em consideração  comportamentos instintivos, como a caça e a exploração olfativa do território, ao mesmo tempo que estimulam a brincadeira e o repertório cognitivo.

Quando um gato não está sendo estimulado o suficiente, além do tédio do bichano, isso pode 

contribuir para que ele apresente problemas de comportamento destrutivo, agressão, obesidade e até mesmo depressão e ansiedade. 

Alguns sinais muito comuns que o gato dá quando está sentindo falta de estímulo são:  comportamento compulsivo e repetitivo, perder o apetite, lambeduras em excesso e miados em excesso sem um motivo aparente.

Sendo assim, é fácil concluir que quanto mais estimulado, mais saudável e feliz será o nosso gatinho! Além de prevenir esses tipos de comportamentos que citamos, o enriquecimento ambiental para gatos aumenta as chances de o pet se manter em forma e ser mais confiante e seguro. E claro, ainda ajuda você a passar um tempo de qualidade com seu gatinho.

Os tipos de enriquecimento ambiental para gatos, são divididos em: 

  • Cognitivo – Este tipo de estímulo visa exercitar o raciocínio e a memória do pet. 
  • Alimentar – Aqui utilizamos a comida como forma de estimular os animais. Ao ter que procurar o alimento ou encontrar novas formas de alcançá-lo, o animal passa a desenvolver seu comportamento de caçador.
  • Físico – O enriquecimento físico é para estimular a atividade física e interação com o espaço, para que gastem mais energia e se tornem mais ágeis.
  • Social –  Já o social busca integrar o pet em outros ambientes, como na natureza, e em contato com outros animais, inclusive de outras espécies, e pessoas.

Para ler sobre o enriquecimento ambiental para cachorros, é só clicar aqui.

5 dicas para enriquecer o ambiente e deixar seu gatinho mais feliz e saudável 

Muita gente pensa que para fazer um bom enriquecimento ambiental é preciso gastar muito ou demanda muito esforço. Mas na verdade, existem maneiras super simples para enriquecer o ambiente do seu gatinho, inclusive, com objetos que você possivelmente tem em casa.

1. Use nichos ou prateleiras para criar um ambiente divertido

Os bichanos amam ver a vida de cima e se sentem muito mais seguros quando podem ficar no alto. Por isso, estantes em que eles possam subir com segurança, ou até mesmo suportes específicos para felinos são ideais, principalmente perto da janela, onde podem ver o movimento da rua.

2. Arranhadores são desestressantes e funcionais

O arranhador para gatos é um item essencial para ter menos estresse, mais exercícios e unhas aparadas. Não se esqueça de ter um destes em casa, ou ao chegar em casa um dia poderá ter a surpresa de encontrar seu sofá ou sua cama com alguns rasgos.

3. Um cantinho só deles e esconderijos

Quem tem um felino em casa sabe como eles valorizam uma bela soneca. Mas ao mesmo tempo, os gatos, geralmente, não gostam de ter um lugar fixo para tirar seus cochilos. Mas também é preciso lembrar que esses animais são tímidos e desconfiados por natureza, então além de almofadas e caminhas, deixe também à disposição lugares onde o felino possa se esconder.

4. Fontes de água 

Os gatos gostam de beber água corrente, por isso existem fontes próprias para eles, estimulando-os a beber mais água e diminuindo a predisposição à doenças do trato urinário. Quanto mais fontes e potes de comida espalhados pela casa, melhor!atos: saúde e diversão ao mesmo tempo

5. Varinha para gatos é o brinquedo perfeito 

A varinha para gatos é o brinquedo perfeito para aumentar a interação entre o dono e o seu pet além de exercitar o instinto de caçador. Essas varas, são aquelas que tem uma corda e bem na ponta um pena, pompom ou algo que se pareça com uma presa para os gatinhos.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

16 respostas

    1. Olá, Freitas!
      Ficamos muito feliz que tenha gostado do conteúdo 😊.
      Nós temos um post lá no instagram com algumas dicas para minimizar a queda de pelos, já viu? É só acessar aqui para conferir: https://www.instagram.com/p/CDxMaXynCpZ/
      E claro, é sempre bom descartar qualquer problema hormonal ou de pele que possa causar a queda dos pelos, então não deixe de consultar um vets, tá bom?

  1. Undeniably believe that which you stated. Your favorite
    reason appeared to be on the web the easiest thing to be aware of.
    I say to you, I certainly get irked while people consider worries
    that they plainly do not know about. You managed
    to hit the nail upon the top as well as defined out the
    whole thing without having side effect , people could take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

    1. Hello Nan!
      Thank you so much for your comment! We are very happy that you liked the content.
      And to learn more, don’t forget to follow us on instagram at @vetsoficial 😊

  2. I’ll right away grab your rss feed as I can’t to find your e-mail subscription hyperlink or e-newsletter service.
    Do you’ve any? Please allow me know in order that I may subscribe.
    Thanks.

    1. Hey Adriene
      As soon as you click to enter the blog section – at https://vets.com.br/blog/ – Just scroll down the page a little and you will be able to see a field to enter your email and subscribe to the newsletter, right next to the latest articles published!
      And don’t forget to follow us on instagram at @vetsoficial as well 😊

  3. My brother recommended I would possibly like this blog.
    He used to be entirely right. This put up truly
    made my day. You can not imagine just how a lot time I had spent for this info!

    Thank you!

  4. What’s up to all, for the reason that I am genuinely eager of reading this web site’s post to be updated daily.
    It includes good material.

    1. Hello Junko!
      Thank you so much for your comment! We are very happy that you liked the content.
      And to learn more, don’t forget to follow us on instagram at @vetsoficial 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets