Vacina Gripe Canina

O que é a gripe canina?

Gripe canina é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza A. Como o próprio nome sugere, a gripe canina tem como principal sintoma a tosse, mas já falamos disso.

O que você deve saber é que a doença em si não é capaz de matar seu pet, entretanto, um dos grandes pontos de alerta é que ela atinge o sistema respiratório canino e isso pode deixar o seu cãozinho mais propenso a contrair outras doenças, além, claro, de piorar doenças que já tem.

A doença é bastante contagiosa, e as formas mais comuns de desenvolvê-la é tendo contato com outros cães infectados e compartilhando bebedouros e comedouros públicos.

Quais os sintomas da gripe canina?

Muitíssimo parecido com os sintomas das gripes nos humanos, a gripe canina tem os seguintes sintomas:

• Tosse, tosse e mais tosse;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Falta de apetite.

Mas existe um ponto importante que 2 a cada 10 animais que pegam a gripe canina não apresentam sintomas, o que é ótimo para que não fiquem desconfortáveis e com dores, entretanto, dificulta o reconhecimento da doença e o tratamento, e pode deixá-lo mais propenso a outras doenças, já que o sistema imunológico fica enfraquecido.

Por isso, fique sempre de olho no seu pet e, principalmente, vacine-o para protegê-lo da doença e não ajudar a transmitir e contagiar outros pets.

Qual o tratamento para a gripe canina?

O tratamento para a tosse dos canis, geralmente, consiste em uma alimentação balanceada, com bastante líquidos. Sempre trocando a água do pet para uma mais fresca e limpa, de preferência filtrada ou mineral. Além disso, o Vet pode indicar como remédio para gripe canina alguns anti-inflamatórios e antibióticos para tratar os sintomas e evitar que piore até virar uma pneumonia.

Afinal, quando dar a vacina para gripe canina?

A vacina contra a tosse dos canis, outro nome popular para a gripe canina, é recomendada para filhotes a partir dos seis meses de idade.

Mas, a vacina de gripe canina tem quantas doses?

De início, duas. Devem ser aplicadas logo aos seis meses, como mencionei acima, e com um intervalo de 15 a 21 dias entre as doses.

A vacina oferece imunidade por 1 ano, isso significa que anualmente deve ser dado o reforço, tal como a vacina v10 e a antirrábica.

A boa notícia é que, quando a fêmea é vacinada e engravida, a imunidade pode ser transmitida naturalmente aos filhotes. Logo, essa é uma boa forma de contribuir para a contenção da transmissão.

Como funciona a vacina de gripe canina?

A vacina leva entre 7 e 15 dias para fazer efeito, isso porque o corpo do pet leva um tempo para reconhecer as substâncias e compreender que são bem vindas, a partir daí, passa a desenvolver a imunidade contra o vírus.

Nesse meio tempo, o seu cachorro está apto a contrair a doença, entretanto, caso aconteça, os sintomas são bem mais leves.

Vale ressaltar que, tal como a vacina contra a giardia [hiperlink], a vacina contra gripe dos canis não é 100% eficaz, ou seja, seu animal não fica completamente imune.

A vacina de gripe canina tem efeitos colaterais?

Sim. Qualquer medicamento manipulado, seja em humanos ou em animais, têm efeitos colaterais. A grande maioria das vezes, substâncias mais “leves” como as vacinas contra gripe canina não têm quaisquer reações. Mas, de qualquer forma, pode acontecer.

O que geralmente acontece é um inchaço no local da aplicação, porque o líquido ainda está circulando. Além disso, os cãezinhos podem ficar mais sonolentos e reclusos por algumas horas.

Perder o apetite, aumento da temperatura corporal e dores no corpo também podem ser sintomas de reações às vacinas.Caso persista por um longo período, como mais de 72h, por exemplo, chame um veterinário à domicílio pelo app da Vets

Como aplicar a vacina contra gripe canina?

O correto é que um médico veterinário faça a aplicação da vacina contra a gripe canina. O processo pode ser um pouco estressante, porque além da picadinha e dos possíveis efeitos colaterais, o seu pet pode ter contato com outros animais doentes e ambos sem a imunização podem transmitir doenças entre si. Para ajudar, você pode chamar um veterinário da Vets na sua casa. Basta baixar o app, agendar uma data que seja bacana pra você e separar uns petiscos para seu aumigo depois da vacina.

Quanto custa a vacina de gripe canina?

Vacina contra gripe dos canis, ou gripe canina custa a partir de R$ 115,00 no App da Vets.

3 respostas

1. Eu estava procurando uma pesquisa para o meu trabalho do curso de auxiliar veterinário, e acabei descobrido uma coisa muito interessante!! Obrigada me ajudaram muito.

1. Olá, Mariana!
      Ficamos muito feliz que tenha gostado 😊
      Não deixe de nos seguir, pois estamos sempre atualizando o blog e instagram com novos conteúdos!

2. A minha tomou a versão intranasal dessa vacina e nada teve no primeiro dia. No dia seguinte, febre, moleza e nos deu a impressão de que tinha coriza ou algo assim pq ficava o tempo todos espirrando e ” fungando “, como se tivesse muco no nariz. É normal isso ? O que fazer a respeito?