Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Linguagem canina – Um guia para entender seu aumigo

Quando seu cãozinho faz aquela carinha irresistível de pidão, é fácil saber que ele quer carinho ou petisquinho. Mas em alguns casos, a linguagem canina pode ser um pouco difícil de decifrar.

É muito importante que o tutor saiba interpretar o que seu aumigo quer dizer ou está sentindo, para poder proporcioná-lo maior bem-estar. Por isso trouxemos um guia com os comportamentos mais comuns, para que você entenda melhor seu pet.

Pequenos gestos dizem muito

A maioria das pessoas sabe que o rabinho é a principal forma de comunicação. Se estão felizes abanam de um lado para o outro, se estão tristinhos o rabo fica mais baixo e assim por diante. Mas não é só na postura que precisamos prestar atenção.

Uma grande dificuldade para interpretar a linguagem canina é porque ela é muito parecida com comportamentos fisiológicos normais, por exemplo, bocejar, se coçar, lamber o nariz. Mas para os doguinhos isso é uma forma de comunicar seus sentimentos e até dores. 

Coceiras constantes 

Sem a presença de dermatites ou parasitas, as coceiras podem significar que seu pet está ansioso. Esse comportamento precisa ser vigiado para que ele não cause feridas com as lambedura. 

Desviar o olhar

Essa é uma das formas que eles encontraram para mostrar que estão se sentindo incomodados. Conseguimos ver muitas vezes essa reação quando eles são abraçados de forma invasiva ou quando simplesmente não estão a fim de brincar. 

Lamber o focinho

Pode ser bem fofinho e muitas vezes confundido com sede ou uma mania, mas não é isso! Na linguagem canina isso quer dizer que o cão está incomodado ou nervoso com alguma situação, ou às vezes só entediado mesmo. 

Deitar-se de barriga para cima

Além de ficarem na posição mais lindinha com pancinha para o alto é também uma forma deles demonstrarem que confiam muito em você. E também para pedir um carinho, claro.

Virar de costas

Essa atitude é, literalmente, para ignorar o que está acontecendo ao redor. Os cachorros geralmente utilizam essa linguagem para demonstrar incômodo, para se livrar de uma situação de estresse.

Bocejar

Diferente de nós humanos, o bocejo do cachorro não significa que ele está cansado! Esse é mais um dos sinais que demonstram que o cãozinho está incomodado ou estressado, devido a algum fator externo. 

Andar lentamente

Se quando você chama seu amigo ele anda bem devagarinho em sua direção, talvez você possa estar o intimidando. Os cachorros geralmente andam mais devagar quando se sentem ameaçados. 

E o que os sons querem dizer na linguagem canina?

Além do comportamento físico, para entender o que seu cãozinho quer dizer, é essencial saber diferenciar a linguagem verbal. 

Existem diferentes tipos de latidos, um para quando ele está feliz, outro para chamar para brincar e um específico até para aliviar o tédio. 

Latido de alerta

Na maioria das vezes, os cães latem emitindo um tom constante, rápido e médio quando não reconhecem alguém que está no seu território. É como um alerta para o dono e uma tentativa de espantar o desconhecido. 

Latido de defesa

Esse latido indica que ele está pronto para se atacar, se necessário. E é geralmente mais baixo e lento, além de vir acompanhado de rosnados. 

Latido de incômodo

Se seu doguinho estiver latindo de forma curta e bem aguda, significa que ele está incomodado com alguma coisa. Nesses casos é bem comum que o cachorro também esteja inquieto.

Latido de felicidade

Na linguagem canina, aquele latido mais alto e estridente é um sinal de empolgação e felicidade, como quando o dono chega em casa ou ele está muito animado para brincar. 

Latido chamando para brincar

Esse com certeza é um dos sons mais característico e fáceis de decifrar. Sabe quando seu aumigo está todo eufórico, pulando e balançando o rabinho? Pode reparar que os latidos quando ele está assim são “quebrados”, como se ele não conseguisse terminar o latido. 

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets