Gripe Canina – O que é, sintomas e tratamentos

Você sabe o que é a Gripe Canina? Com a chegada do frio essa doença passa a ser muito mais comum nos cachorrinhos.

Apesar de não ser grave, precisa do tratamento adequado para não piorar e causar doenças mais sérias. Lembre-se que a melhor prevenção para esse vírus é a vacina e seu cãozinho deve tomá-la todos os anos.

O que é gripe canina?

Muito comum no inverno e muito parecida com a gripe dos humanos, a gripe canina, também conhecida como Tosse dos Canis, é uma doença infecciosa que afeta as vias respiratórias do pet.

Assim como acontece com os seres humanos, o tempo frio também abaixa a imunidade dos animais e contribui para a proliferação dessas doenças. E apesar de ser muito comum, precisa do tratamento adequado para não gerar consequências para o cãozinho.

Cientificamente chamada de traqueobronquite infecciosa canina, a gripe canina, é mais comumente causada pelos vírus Parainfluenza e Adenovírus.

As formas de transmissão mais frequentes acontecem pelo contato direto entre cães, mas também pode ocorrer pelo contato indireto, seja pelo ar ou compartilhamento de vasilhas de comida, brinquedos e outros objetos.

Vale lembrar que, apesar de contagiosa, a gripe canina não passa para humanos, sendo um risco apenas para outros pets.

Sintomas da Gripe Canina

Muitíssimo parecido com os sintomas das gripes nos humanos, a gripe canina tem os seguintes sintomas:

• Tosse, tosse e mais tosse;
  • Coriza;
  • Febre;
  • Apatia;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Falta de apetite.

Mas existe um ponto importante que 2 a cada 10 animais que pegam a gripe canina não apresentam sintomas, o que é ótimo para que não fiquem desconfortáveis e com dores, entretanto, dificulta o reconhecimento da doença e o tratamento, e pode deixá-lo mais propenso a outras doenças, já que o sistema imunológico fica enfraquecido.

Por isso, fique sempre de olho no seu pet e, principalmente, vacine-o para protegê-lo da doença e não ajudar a transmitir e contagiar outros pets.

Prevenção

As formas de prevenção contra a gripe canina são muito simples e muito eficazes! Basicamente são dois cuidados principais a se tomar: ter a vacinação em dia e fortalecer o sistema imunológico do dog.

Em primeiro lugar, a vacina, que deve ser administrada desde filhote ajuda a criar anticorpos para prevenir a doença e não deixar que ela se desenvolva a estágios mais avançados. Mas se você quiser saber tudo sobre a Vacina da Gripe Canina, basta clicar aqui!

Já o fortalecimento imunológico exige que o pet tenha uma boa alimentação e pratique exercícios regulares, por exemplo. Além disso existem muitos cuidados que podemos ter com nossos bichinhos no inverno para diminuir a incidência de doenças – para saber mais clique aqui e confira o artigo completo.

Ah! Também é muito importante também evitar o contato com animais infectados, beleza?

Tratamentos da gripe canina

Os médicos veterinários são essenciais em todo o processo para o tratamento da tosse dos canis. Apenas eles podem diagnosticar a doença e indicar a melhor solução!

A gripe canina é uma doença que costuma ser breve, dura cerca de 3 a 5 dias, e se cura pela própria resposta imunológica do cachorro. Sendo assim, geralmente, o tratamento consiste em uma alimentação balanceada, com bastante líquidos e repouso.

Em alguns casos também são indicados medicamentos que auxiliam o fortalecimento do organismo do animal como um todo e em casos mais graves remédios que agem diretamente no órgão mais afetado.

E caso na consulta com o veterinário sejam encontrados sinais de infecção bacteriana, antibióticos específicos também podem ser recomendados.

Mas NUNCA medique seu cachorrinho por conta própria! Os medicamentos indicados para humanos podem ser fatais para os cães.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Uma resposta

1. boa tarde sou apaixonada pelas crianças de quatro patas, cuido de quatro no meu serviço, trabalho na secretaria de obras na Prefeitura de Botucatu cuido de quatro anjo abandonado. os quatro estão com uma tosse seca o que posso dar pra eles me ajude faço td que posso já castrei os quatro peço sua ajuda.