Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pitbull

Tudo o que você precisa saber sobre a raça Pitbull

O nome verdadeiro do Pitbull é American Pitbull Terrier, mas achamos muito chique e preferimos chamá-los somente de Pitbull, ou Pit Bull, ou catioríneo fofíneo, para os mais íntimos. Acontece que os cães dessa raça podem enganar, com a cara de bravo, mas no fundo, são extremamente dóceis e manhosos, principalmente com crianças. 

O que esses serzinhos têm de grande, têm de apego aos seus tutores, é um amor inexplicável, cuidado e afeição, o que corroborou muito para a desmistificação de uma raça agressiva e perigosa. 

Vamos te contar mais sobre eles. 

Quais os cuidados que devo ter com um Pitbull?

Os cachorros Pit Bulls têm uma reserva de energia muito grande e, por isso, é necessário sempre passear e brincar. O recomendado é uma corrida diária e intensa.

Para que ele conviva bem com outras pessoas e animais, o contato deve ser estimulado desde filhote, assim, a socialização fica mais natural e segura. Além disso, manter a rotina ativa do pet ajuda a equilibrar sua personalidade e deixá-lo mais feliz. 

Vacinas para Pitbull

O Pitbull filhote, de 6 a 16 semanas deve receber a vacina V10, que previne a cinomose, leptospirose e outras diversas doenças. Essa vacina é separada, geralmente, em 3 doses, mas alguns veterinários recomendam que o cão Pitbull receba mais uma (atenção: consulte sempre um veterinário para precisar a quantidade de doses para seu pet).

Depois, a vacina antirrábica (raiva), em uma única dose, por volta das 12 semanas.

E ainda nessa idade, também é recomendada a gripe canina.

Já na fase adulta, é necessário um reforço anual das vacinas V10, Antirrábica, Gripe Canina e Giárgia

Atenção

Consulte sempre um veterinário para determinar quais vacinas seu filho de quatro patas precisa tomar.

Recomendamos fortemente que após as vacinas, seu cachorro receba grandes doses de cafuné.

Cuidados específicos com a saúde da raça

O cachorro Pitbull não tem grandes particularidades que preocupam os tutores em relação à saúde, se bem cuidados, com suas vacinas e antiparasitários em dia. Neste caso, podem viver até os 16 anos.

Entretanto, podem desenvolver Displasia de Quadril. Trata-se de uma doença que o animal sente dor ao andar e em alguns casos, pode perder sua mobilidade. Os tratamentos variam, desde fisioterapia até cirurgias.

Além disso, os Pitbulls podem desenvolver algumas alergias de peles, principalmente alergias a picadas de pulgas, pernilongos e formigas.  

Não esqueça das visitas recorrentes dos veterinários. Utilize o app da Vets e agende atendimento domiciliar, desta forma, você não precisa expor seu melhor amigo a outros pets doentes, nem mudar sua agenda para se deslocar até uma clínica veterinária.

Característica do cachorro Pitbull

O cachorrinho Pitbull tem uma pelagem densa, curta e lisa, para cuidar, basta escová-lo uma vez por semana para retirar os pelos mortos, já que não costumam cair sozinhos. 

Ainda falando sobre as pelagens, é engraçado que exista diversas cores e manchas. Um exemplo é o Pitbull Red Nose, um terrier com cores diferentes e um passado bastante conturbado. 

Apesar de serem dóceis, são animais com extremamente fortes e, por isso, precisam de uma criação cuidadosa, com bastante socialização desde filhotes, brincadeiras e convívio com outros pets. São animais muito amigos e delicados, ainda mais com crianças e, por isso, receberam o apelido de cães babás. 

Hoje, existem campanhas em diversos países do mundo para conscientizar sobre o preconceito em cima dessa raça e lutar para que as adoções sejam mais recorrentes e responsáveis. 

Lembre-se que a responsabilidade pelo animal é do tutor, por isso, visite sempre o veterinário, dê todas as vacinas e invista tempo e cuidado em adestramento, passeios e brincadeiras.

Custo médio de veterinário com a Vets

Consultas: a partir de R$ 90,00

Vacinas anuais: a partir de R$240,00 (as quatro vacinas recomendadas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets