Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pug

Tudo o que você precisa saber sobre a raça Pug

Chinês e da realeza, o Pug cachorrinho surgiu por volta de 1700 a.C., acredita-se que foi criado a partir do cruzamento de algumas raças, como o Pequenês e o Mastife Francês. 

Esse nobre e velho cãozinho chama atenção de qualquer um, e por onde desfila, com suas pequenas patinhas, arranca suspiros até do mais durão dos adultos humanos. 

Mas… O que você sabe sobre ele, senão que é muito fofinho? 

Quais os cuidados que devo ter com um Pug?

Penteá-lo com frequência para tirar os pelos mortos, passear em horários mais frescos, fazer alguns exercícios e brincadeiras de maneira moderada, fazem parte da rotina de cuidados de um cão Pug. Além disso, é sempre recomendado limpar periodicamente suas ruguinhas no rosto, porque podem acumular bactérias e causar problemas de saúde.

Mas o grande cuidado que todo tutor deve ter com seu cachorrinho Pug é levá-lo ao veterinário com mais frequência do que outros pets, por causa de suas características físicas.

Quando bem cuidado, seguindo todas as dicas e dando todas as vacinas, o Pug cachorro pode viver até 16 felizes anos.

Vacinas para Pug 

O Pug filhote, deve receber a primeira vacina, a partir dos 45 dias de vida. Inicia-se com a vacina V8 ou vacina V10, separada em até 4 doses, que devem ser aplicadas em até 4 semanas. Depois, a vacina antirrábica (raiva), em uma única dose, por volta das 12 semanas.

Após a fase inicial da vida do Pug, é necessário um reforço anual das vacinas V10, Antirrábica, Gripe Canina e Giárgia. 

Lembre-se: vacinar o cachorro é uma forma de amor e cuidados, para prolongar e melhorar sua vida.

Cuidados específicos com a saúde da raça

Essa é a parte delicada. Os Pugs têm o crânio diferente dos outros pets, dos olhos ao focinho e isso pode causar, com certa frequência, alguns problemas de saúde. 

Por ter o focinho achatado, eles têm dificuldade para respirar em altas temperaturas e isso pode causar hipertermia e até levar a morte, já que é através da respiração que os cães conseguem equilibrar o calor do corpo.

Além do focinho achatado, o cachorrinho Pug tem os olhinhos saltados, e essa característica deixa a raça mais propensa a alergias. 

Temperamento característico da raça Pug

O cachorro Pug é sinônimo de amizade, são dengosos, carinhosos e super companheiros. Geralmente são preguiçozinhos, isso não significa que não gostam de brincar, mas pode significar que um cochilinho depois de uma corrida cai bem, né? 

São bastante sociáveis com outros pets, crianças e desconhecidos, mas é sempre bom acostumá-los desde filhotes, para garantir que não ficarão ranzinzas. 

Característica do Pug cachorro

Sabia que o focinho achatado do seu doguinho pode trazer dificuldade na respiração em atividades físicas, principalmente em dias muito frios ou muito quentes? Por isso, sempre tome cuidado com a quantidade de atividades que seu catioro faz. 

Mesmo sendo preguiçosos e gostando de uma soneca e um colinho, é importante que os passeios sejam feitos para não ficarem obesos, já que a raça tem propensão. 

Eles têm os pelinhos curtos e lisos, os olhinhos saltados, focinho achatado, e são pequenininhos, podem pesar até 8 Kg, e medir até 30 cm.

São super apegados aos donos e não costumam falar muito… ops… latir muito. 

Custo médio de veterinário com a Vets

Consultas: a partir de R$ 90,00

Vacinas anuais: a partir de R$240,00 (as quatro vacinas recomendadas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets