Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Cachorro para apartamento – 10 raças pequenas

Morar em apartamentos é cada vez mais comum, principalmente nas grandes cidades, mas quem ama cachorros, como nós, não precisa se privar de ter um pet, especialmente um cachorro para apartamento!

Muitas raças de cachorro precisam de grandes espaços para ficarem felizes e gastarem bastante energia, porém algumas raças se adaptam muito bem a ambientes menores, especialmente as de pequeno porte. 

Entretanto, nunca podemos esquecer que todos os cães, independente da raça ou tamanho,  precisam ser corretamente socializados, educados e necessitam de exercícios regulares para manter a saúde e bem estar, físico e emocional, beleza?

Confira agora a lista de 10 raças de cachorro para apartamento.

Yorkshire

A raça Yorkshire Terrier, com média de apenas 20 cm, é uma das mais populares do mundo. Este pequeno cachorrinho é bem enérgico e brincalhão e costuma fazer sucesso com as crianças. 

Além disso, o yorkshire é um quase não solta pelos, sendo ideal para apartamentos e pode conviver tranquilamente com pessoas alérgicas.

Porém, esses pequeninos precisam ser educados e socializados desde muito cedo, caso contrário, tendem a latir muito, a destruir os objetos e ser, de certa forma, possessivos em relação aos seus familiares.

Shih Tzu

O Shih tzu, cãozinho originária do Tibete, é uma raça que não costuma latir muito, é bem sociável e carinhoso com seus familiares e são muito ativos e divertidos.

Além de serem muito fofos, o Shih-tzu é uma das melhores raças de cachorro para apartamentos por ser mais independente, não necessitar de muito espaço e não ter nenhum problema em ficar sozinho.

A socialização também é um fator chave para conseguir um shih tzu adulto tranquilo e sociável, e prevenir problemas de conduta como a agressividade, principalmente com as visitas.

Spitz Alemão

Outra raça ideal de cachorro para apartamento é o Spitz Alemão, o popularmente conhecido  Lulu da Pomerânia. Nascido entre a Alemanha e a Polônia, este pequenino sempre foi um cão de estimação, por isso geralmente tem um caráter muito dócil e apegados aos tutores.

Com no máximo 22cm de altura, os Lulus adoram caminhar e podem sofrer quando ficam sozinhos, com mais tendência a desenvolverem ansiedade de separação. Sendo assim, são melhores pets para famílias que passam mais tempo em casa.

Poodle

O Poodle, além de uma das raças mais inteligentes do mundo, também é uma das mais conhecidas e populares. Muito ativos e sociáveis, esses cachorros de apartamento precisam de muito exercício, estímulo mental e atenção dos tutores.

Em especial, os Poodles do tipo toy e micro toy, são conhecidos pelos latidos, por isso, precisam de treinamento e socialização desde cedo, para se acostumarem com visitas e controlar o instinto mais agressivo.

Maltês

De pelo bem branquinho, longo e super macio, a raça italiana Maltês costuma criar um vínculo especial com seus tutores e necessita de bastante atenção, pois não lida muito bem com a solidão e pode desenvolver ansiedade por separação com certa facilidade. 

Extremamente dóceis e companheiros, podem apresentar certa resistência ao adestramento, mas ao mesmo tempo, adaptam-se muito rápido ao estilo de vida do dono, sendo ótimos cachorros para apartamento.

Pug

O Pug, originário da china, é outra raça de cachorro que não late e que se adapta muito bem à vida em apartamento, principalmente por não serem tão ativos quanto outras raças.

Com o corpo gordinho e focinho achatado, chegam a no máximo 30 cm e possuem um temperamento brincalhão e afetuoso. Também não precisam de muito espaço e, geralmente, são fáceis de socializar, bem calmos e silenciosos.

Dachshund

O Dachshund, mais conhecido como cachorro salsicha, é uma raça de cachorro para apartamento que se adapta muito bem, mas podem ter certa dificuldade de subir e descer as escadas, devido à morfologia das suas patinhas curtinhas. 

Apesar de serem ativos e brincalhões, os salsichas são extremamente teimosos, territoriais e seu humor varia bastante. Mas apesar disso, esses pequeninos são ótimos companheiros para dividir o dia a dia e é fácil proporcionar a atividade física e mental que o salsicha necessita para levar uma vida saudável graças ao seu pequeno porte.

Lhasa Apso

Lhasa apso é um cão da cidade de Lhasa, no Tibete, conhecido por sua pelagem longa e sedosa. Essa raça de cachorro para apartamento se destaca por quase não latir e possuir um temperamento mais independente e estável que algumas outras raças pequenas. 

Eles costumam ser mansos e alegres, sempre atentos e prontos para brincar, porém não são tão energéticos e os passeios diários tendem a ser mais curtos. O Lhasa se adapta facilmente a ficar sozinho em casa, porém, devem ser socializados corretamente para orientar seu instinto guardião e evitar que latam excessivamente.

Chihuahua

O Chihuahua é outra raça ideal de cachorro para apartamento. Um cãozinho pequeno e corajoso também é muito alegre, atencioso e se apega facilmente ao dono.

Considerados a menor raça de cães do mundo, eles dispensam longos passeios e caminhadas, mas são muito sensíveis ao frio e mostram predisposição genética a várias doenças. 

Além disso, quando não são bem educados e socializados, os Chihuahuas costumam ser ciumentos com o dono e não sabem lidar muito bem com a solidão.

Boston Terrier

O Boston Terrier é uma raça de cachorro doméstico, desenvolvida nos Estados Unidos, que possui um temperamento muito afetuoso e gosta bastante de exercícios físicos. 

O Boston Terrier mostra uma grande semelhança física com o Bulldog francês e se destaca bastante pela facilidade de aprender e socializar, o que facilita a educação e o transforma em um excelente cachorro para apartamento e para fazer companhia.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber a News

Principais matérias

Baixe o App

Instagram da Vets