Vacinas para filhotes – Quais são e quando aplicar?

As vacinas para filhotes desempenham um papel de proteção ainda maior, uma vez que os bebês são ainda mais frágeis e não possuem o sistema imune completamente formado.

Além da proteção contra diversas doenças, não cansamos de falar aqui no Blog da Vets, que vacinar é um ato de amor!

A vacinação de cães e gatos é o método de proteção mais importante e eficiente contra as doenças infecciosas, já que proporciona imunidade sobre a doença e criação de anticorpos.

Além disso, também é uma forma de proteger a saúde de todos que convivem com os pets dentro de casa, uma vez que muitas das doenças que atingem nossos bichinhos podem ser transmissível para humanos.

Conheça as principais vacinas para filhotes

Cachorros

Vacina V10 – O nome foi escolhido porque ela tem 10 antígenos vacinais e protege das seguintes doenças: Cinomose, Parvovirose, Coronavirose, Hepatite infecciosa canina, Adenovirose, Parainfluenza e mais quatro tipos de leptospirose

Vacina Gripe Canina – A vacina da Gripe, ou também conhecida como Tosse dos Canis, protege o pet da doença respiratória causada pelo vírus Influenza A, que possui sintomas muito parecidos com a gripe de humanos.

Vacina da Raiva – A Raiva é uma doença que acomete animais, mas também pode ser transmitida para humanos. Infelizmente, ela ainda não tem tratamento e a única maneira de proteção, do pet e dos familiares, é através da vacinação e reforço anual.

Vacina para Giárdia – A giárdia é uma doença causada por infecção parasitária, que causa a inflamação do intestino e diversos outros sintomas. A vacina para a giárdia é uma das principais formas de prevenção e controle dessa doença zoonose.

Gatos

V4 ou V5 – Conhecidas como vacinas múltiplas ou polivalentes. A V4 tem proteção contra: panleucopenia, calicivirose, rinotraqueíte e clamidiose. Já a V5 é ainda mais completa, além de proteger contra todas as doenças da V4, ainda protege contra a leucemia felina.

Vacina da Raiva – Assim como nos cachorros, a raiva ainda não tem tratamento para os gatinhos e pode ser transmitida para humanos. A única maneira de proteção, do pet e dos familiares, é através da vacinação e reforço anual.

Quando aplicar cada vacina?

Embora no Brasil ainda não exista um calendário oficial, é muito importante começar os cuidados com as vacinas para filhotes logo nas primeiras semanas de vida.

Vale lembrar também que no caso das primeiras vacinas, na maioria delas, é necessário mais de uma dose, com intervalo de algumas semanas, para que a imunização seja feita corretamente. Após esse período todo pet, cão ou gato, precisa receber o reforço anual.

Separamos em uma tabela um cronograma de vacinação mais indicado pelos veterinários, para que a proteção do seu pet seja completa e eficaz. Olha só:

Calendário de vacinação para cachorros

VacinaIdadeDosesReforço
V8 ou V106 a 8 semanas 3 a 4 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
Gripe canina12 semanas2 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
Giárdia12 semanas2 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
Raiva canina16 semanasDose única aos 4 mesesAnual (uma dose)

Calendário de vacinação para gatos

VacinaIdadeDosesReforço
V4/V56 a 8 semanas3 a 4 com intervalo de 3 a 4 semanasAnual (uma dose)
Raiva 16 semanasDose única aos 4 mesesAnual (uma dose)

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais novidades não se esqueça de baixar o app da Vets e nos seguir nas redes socias!